Feed de Negócios
compartilhe >>

De pedreiro a proprietário de posto de gasolina: a trajetória do vale-solense Pêda


Publicado 13/01/2022 19:00
Atualizado 13/01/2022 20:11

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Com vontade de empreender e muita determinação, Olmiro Augusto Winck, conhecido carinhosamente como Pêda, hoje é um dos empresários de Vale do Sol. Natural do interior do município, ele é proprietário do Posto do Pêda, inaugurado em setembro de 2020 em Vale do Sol. A intenção é, em breve, inaugurar outro posto de combustível, mas na RSC-287, na localidade de Faxinal de Dentro, ao lado do posto de saúde.

Quem conhece o empresário Pêda atualmente não imagina a trajetória de trabalho e força de vontade que ele carrega. O primeiro passo foi em 1992, quando iniciou os serviços como servente de pedreiro, atuando na função até 1997. Posteriormente continuou no ramo, mas passou de servente para pedreiro. Em meio a tantas construções, uma delas chama atenção: uma residência de 670 metros quadrados erguida por ele, totalmente sozinho.

Com gosto pela profissão, em 2000 começou a contratar novos serventes, construindo a própria equipe e chegando a ter, de 2000 a 2017, 45 empregados. “Chegávamos a produzir por ano 10 mil metros quadrados em obras. Em 2017 comecei a ter problemas na perna, apresentando desgaste ósseo. Então tive que parar meu trabalho, porque não podia mais carregar peso”, conta. 

Com a necessidade de cessar as atividades como pedreiro por conta da saúde, o empresário amadureceu a ideia de construir um posto de combustível, comprando, então, a área para a construção. A vontade de empreender no ramo não veio à toa. Segundo ele, em 2007, quando iniciou os trabalhos como pedreiro fazia o transporte dos materiais de construção utilizados nas obras em caminhões, o que fez com que apostasse em uma bomba de combustível própria devido ao grande consumo que tinha com o produto. 

A inauguração do Posto do Pêda, em 2020, em plena pandemia, é motivo de orgulho para ele e toda a família que, honestamente e através de muito suor, investem no empreendimento. Em dia de promoção, cerca de 800 veículos já foram atendidos por dia no estabelecimento. Além do posto, que conta ainda com conveniência, Pêda mantém os caminhões para transporte de terraplanagem e retroescavadeira que utilizava nas obras, também apostando nesses serviços. Apaixonado pela profissão, a expectativa, agora, é voltada para o sucesso do novo posto de combustível em uma área já adquirida na RSC-287, sem esquecer de modernizar e evoluir sempre no atual empreendimento, que foi a origem de tudo em Vale do Sol.


Foto: Pedro Thessing/ Grupo Arauto
Olmiro Augusto Winck pretende abrir, em breve, outro posto em Vale do Sol, na RSC-287
Olmiro Augusto Winck pretende abrir, em breve, outro posto em Vale do Sol, na RSC-287