compartilhe >>

Prefeito em exercício participa de encontro da Famurs sobre a estiagem


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 10/01/2022 19:24
Atualizado 10/01/2022 19:25

Geral   PREJUÍZOS

A estiagem que castiga o Rio Grande do Sul foi tema de reunião promovida pela Famurs na manhã desta segunda-feira (10). O encontro discutiu alternativas para mitigar os danos causados pela falta de chuva no Estado.

O evento contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, senadores, deputados federais, Emater, Defesa Civil e Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, e de entidades como Fetag, Federasul, Farsul e Fecoagro, entre outras. 

Os prefeitos participaram do debate de forma remota. O prefeito em exercício de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, acompanhou a discussão virtualmente. Conforme Desbessell, a mobilização do setor agropecuário e das lideranças políticas é importante para que Estado e municípios possam dar uma resposta mais ágil e efetiva às dificuldades causadas pela estiagem. “Estamos buscando alternativas para combater esse grande problema que assola o interior e impacta o município como um todo”, declarou.

O município de Santa Cruz do Sul decretou, na última sexta-feira (7), situação de emergência em virtude dos danos causados pela seca no município. Os danos têm se concentrado na zona rural, com perdas nas lavouras e produção leiteira e desabastecimento de água para o consumo humano e dos rebanhos. Até o momento, o prejuízo é de mais de R$ 25 milhões.

Durante o encontro, a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, apresentou um quadro geral da situação meteorológica para o Estado. Conforme a profissional, a ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul nos últimos 25 meses ficou abaixo do esperado, o que agrava a situação. Ela estima que os efeitos da La Niña devem perdurar até o outono, com a normalidade climática se restabelecendo a partir do inverno, com a possibilidade de reposição hídrica, se as análises meteorológicas se confirmarem. 

Ao final, os participantes decidiram pela redação de um documento com a compilação de todos os temas debatidos durante o encontro, que será encaminhado aos governos Estadual e Federal.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Encontro discutiu alternativas para mitigar os danos causados pela falta de chuva no Estado
Encontro discutiu alternativas para mitigar os danos causados pela falta de chuva no Estado