compartilhe >>

EJA pode ser retomado neste ano em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/01/2022 20:00

Geral   EDUCAÇÃO

As aulas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) poderão voltar a ocorrer em Vera Cruz. Após quatro anos sem a oferta desta modalidade de ensino, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada, um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em dezembro de 2021, mostrou que há pessoas interessadas no município em retomar os estudos. A Capital das Gincanas teve as atividades do EJA - realizadas na EMEF João Carlos Rech - cessadas em 2017, pela baixa demanda de estudantes, além de que a maioria deles estava apta a estar nas escolas. 

Puderam se cadastrar junto à secretaria pessoas com 15 anos ou mais, que não frequentaram a escola ou não concluíram os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos). Conforme a responsável pela pasta, Micheli Rech, 18 pessoas mostraram interesse em concluir os estudos através do EJA, sendo a maioria para os anos finais, e apenas uma pessoa para os iniciais, que cursou até o 2º ano do Ensino Fundamental. “Percebemos que a idade destas pessoas gira em torno dos 20 e poucos anos, sendo apenas três pessoas acima de 20, com 30, 34 e 55 anos”, esclarece Micheli. 

Conforme explica, não se trata ainda da inscrição para o curso. Uma reunião deve ocorrer em fevereiro deste ano com as pessoas interessadas, quando será apresentada uma proposta de ensino, estruturada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). “Vamos expôr as ideias que temos para as atividades e decidir, de forma conjunta, a melhor proposta, para então ver quem realmente se interessa”, revela. 

Para quem ainda não fez o cadastro junto à secretaria, dá tempo. É necessário apresentar documento de identidade original. Para mais informações, basta contatar pelo telefone (51) 3718-2759. 

SANTA CRUZ 

Na terra da Oktoberfest, as EMEFs Harmonia e Menino Deus oferecem o EJA. As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 14, junto às escolas. A EMEF Menino Deus atende das 7 às 13 horas e a EMEF Harmonia, das 7h30min às 13h30min.

Cemeja segue com inscrições abertas

Em Santa Cruz do Sul também está em funcionamento o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos de Santa Cruz (Cemeja), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEE). As aulas são destinadas a estudantes com 15 anos ou mais e ocorrem no prédio do Cemeja, na rua Sete de Setembro, 220, no centro.

Conforme a supervisora referência do Cemeja, Maria Liege Ribeiro Barbosa, o curso tem duração de no mínimo um semestre para as etapas de Alfabetização e Pós-Alfabetização, que correspondem aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e de no mínimo quatro semestres para as Etapas 6 a 9, que correspondem aos anos finais do Ensino Fundamental.

Neste semestre, as aulas iniciam em 22 de fevereiro. Ainda é possível fazer a inscrição. Para isso, é preciso ir até o Cemeja, das 7 às 13 horas. Conforme Maria, o próprio estudante pode realizar a inscrição, se tiver idade igual ou superior a 18 anos. Se for menor de 18 anos, os pais ou os responsáveis devem fazê-la. É preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, foto 3x4, histórico escolar e comprovante de renda atualizado. Em caso de estudante com deficiência, deve ser apresentado laudo médico constando o CID. 

Para mais informações, basta contatar através do telefone (51) 3719-5573.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
18 pessoas mostraram interesse em participar das aulas
18 pessoas mostraram interesse em participar das aulas