compartilhe >>

Arauto Saúde: entenda a importância do check-up médico


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 08/01/2022 07:59

Arauto Saúde   PREVENÇÃO

Com o passar dos anos, o ser humano vai ficando mais suscetível a novas doenças. Dessa forma, uma importante maneira de garantir a prevenção desses malefícios é a realização dos check-ups, ou exames de rotina, que  consistem na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce. Para falar mais sobre a importância dos exames na vida de homens e mulheres, o convidado do Arauto Saúde desta semana é o médico clínico geral Tiago Sulzbach.

Conforme o especialista, os check-ups são exames realizados rotineiramente para a prevenção de algumas doenças. “A gente faz a coleta de alguns exames específicos, em que conseguimos fazer o diagnóstico preventivamente, eliminando as chances de um paciente ter alguma doença que poderia ser prejudicial no futuro”, salienta. Assim, com o avanço da tecnologia, o médico revela que já estão em andamento estudos que demonstram uma maior longevidade do ser humano no futuro. “Algumas pesquisas científicas já dão conta de que o ser humano vai passar dos 150 anos, mas isso num futuro ainda um pouco distante. Isso significa que a gente terá muito mais qualidade de vida e saúde nas próximas décadas, pois a medicina vai conseguir fazer o diagnóstico de doenças com muito mais rapidez e eficiência no futuro”,destaca Sulzbach.

Outro ponto levantado pelo médico é a frequência pela qual os exames devem ser realizados. “Eu recomendo aos pacientes que sejam feitos exames anuais de colesterol, hemograma, função renal, entre outros, para que a gente consiga fazer a prevenção das doenças. Estamos vendo com cada vez mais frequência pessoas com 30 e 40 anos infartando, então por isso é necessário que se faça a prevenção. Junto com a questão do colesterol, temos também a obesidade, que deve se ter muita atenção, pois essa doença pode causar infarto, câncer e outras 270 doenças”, frisa o especialista.

Ainda, Sulzbach pontua que homens e mulheres procurem especialistas para realizar os exames quando atingirem a idade entre 45 e 50 anos, para garantir uma boa qualidade de vida nos próximos anos.


Foto: Getty Images
Exames devem ser ainda mais frequentes a partir dos 45 anos
Exames devem ser ainda mais frequentes a partir dos 45 anos