compartilhe >>

Busca por testagem de assintomáticos é intensa nesta quinta-feira em Santa Cruz


Publicado 06/01/2022 16:12
Atualizado 06/01/2022 16:14

Covid-19   COVID-19

O primeiro dia de aplicação dos testes para detecção de Covid-19, no prédio da Assemp (Rua Coronel Jost 1571), foi marcado por intensa movimentação. Desde o início da tarde, dezenas de pessoas já aguardavam na fila pelo atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, está disponibilizando diariamente 150 testes para assintomáticos, ou seja, para pessoas que não apresentam nenhum tipo de sintoma, mas que nos últimos dias estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus.

Nos primeiros três dias do Projeto Testar, a aplicação ocorreu no Posto Central e foram realizados um total de 216 testes, sendo que 33 resultaram positivo. Devido ao aumento na procura e para assegurar melhores condições ao público, a Sesa promoveu a mudança de local. 

Para realizar o teste, o usuário deve portar documento de identificação e carteira de vacinação. O resultado fica pronto em vinte minutos, porém antes de realizar o teste, o usuário passa por uma triagem e responde perguntas sobre seu histórico de viagens, possíveis sintomas e o motivo da busca pelo teste. A estratégia de rastreio é por meio de teste Rápido-Antígeno-Covid. 

Para minimizar os riscos de um falso negativo, a procura pela testagem deve ocorrer, a partir do terceiro dia após a pessoa ter sido exposta a situações de risco de contágio. O serviço estará disponível na Assemp também nessa sexta-feira, das 13h às 18h.

A Sesa esclarece ainda que usuários que apresentam sintomas respiratórios devem continuar procurando atendimento nas unidades de saúde e nos plantões 24 horas.

 


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom/ Divulgação
Busca por testagem de assintomáticos é intensa nesta quinta-feira
Busca por testagem de assintomáticos é intensa nesta quinta-feira