compartilhe >>

Rede de farmácias amplia compra de testes contra a Covid para dar conta da demanda em Santa Cruz


Publicado 05/01/2022 20:00
Atualizado 05/01/2022 20:37

Covid-19   SAÚDE

A procura por testes da Covid-19 tem aumentado nas farmácias de Santa Cruz do Sul. Mesmo que recentemente vários serviços foram liberados em função de uma melhora da pandemia, há quem faz os testes para evitar novos contágios.

Na rede de farmácias São João, os testes da Covid-19 são realizadas em oito das 11 lojas que existem em Santa Cruz. Conforme o gestor farmacêutico das Farmácias São João, Wagner Schuck, o aumento na procura dos testes iniciou em dezembro, quando muitas pessoas estavam procurando o teste com o intuito de se sentirem mais seguras para visitar os familiares. Já no início desta semana, segundo ele, foi registrada uma procura ainda maior: "Entendemos que essa procura alta está sendo um reflexo do feriadão de Natal, pois os casos positivos estão aumentando. Desta forma estamos nos preparando para uma elevação maior dos números de testes realizados para o início da semana que vem onde deve refletir o feriadão de Ano Novo, já que muitas pessoas viajaram para fora do município". 

Apenas nesta segunda-feira as oito unidades aplicaram 250 testes da Covid-19. Para atender toda essa demanda, Schuck explica que foi feita uma compra de 100 mil unidades de teste Covid-19 - com um custo unitário de R$ 100 - que devem chegar nesta semana na central e na sexta-feira devem chegar mais de 50 mil unidades de um teste novo que inclui a Covid-19 e a gripe no mesmo teste. Os testes ficam prontos em torno de 15 minutos. "A pessoa sai da farmácia com o laudo do resultado em mãos", explica. 

PESSOAS ASSINTOMÁTICAS

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Santa Cruz também iniciou a realização de testes de pessoas assintomáticas que estiveram em situações de risco pela Covid-19. O procedimento é realizado apenas no Posto de Saúde Central, localizado no centro de Santa Cruz. Apenas nesta segunda 33 pessoas buscaram atendimento no local sendo que sete delas positivaram. 

A fase 3 do Projeto Testar ocorre de segunda a sexta-feira, das 17h30min às 20h30min, no prédio do Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, anexo ao prédio do INSS.  

 


Foto: Divulgação
Busca pelos testes começou a crescer em dezembro
Busca pelos testes começou a crescer em dezembro