compartilhe >>

Com nível crítico, Corsan instala bombas de pré-recalque para captar água em Rio Pardo


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 03/01/2022 17:01

Geral   ESTIAGEM

Devido à estiagem severa e prolongada que atinge o Rio Grande do Sul, os pontos de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão extremamente baixos em diversos municípios gaúchos. A companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as ações necessárias para garantir o abastecimento e evitar racionamento, como reforçar os sistemas e complementar o abastecimento por meio de caminhões-pipas.

Conforme divulgado nesta segunda-feira (3) pela Companhia,  na região Central do Estado, a situação é preocupante no município de Rio Pardo, onde a captação existente já não consegue mais aduzir água por gravidade. A situação é semelhante em Cachoeira do Sul, no rio Jacuí, a Corsan instalou bombas submersíveis de pré-recalque para captar água, a fim de trazer água para o ponto de captação existente.

Em Candelária, uma vez que o Rio Pardo também se encontra com níveis extremamente críticos, a Corsan recebeu autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Departamento de Recursos Hídricos do Estado para construção de um barramento provisório no rio, visando fazer o represamento de volume de água junto à captação.

Nesse contexto crítico, a Companhia sugere algumas dicas para evitar o desperdício d’ água:

  • Não lavar o carro nem a calçada.
  • Não tomar banhos demorados.
  • Não deixar a torneira aberta se não estiver em uso.
  • De forma geral, não desperdice água, usando somente o necessário.

Foto: Arquivo/Portal Arauto
Companhia instalou bombas de pré-recalque para conseguir manter o abastecimento no município
Companhia instalou bombas de pré-recalque para conseguir manter o abastecimento no município