compartilhe >>

Secretários avaliam o primeiro ano e já projetam o 2022 em Vale do Sol


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 01/01/2022 12:00

Geral   REFLEXÃO

No primeiro ano do segundo mandato de Maiquel Silva à frente da Prefeitura de Vale do Sol, a redação do Nosso Jornal questionou os secretários municipais - os mesmos desde o início desta gestão - sobre os maiores desafios enfrentados em 2021, assim como as maiores conquistas. Ainda, fizeram  uma projeção das principais metas estabelecidas para o próximo ano, que começa amanhã. Após uma reflexão sobre os últimos 12 meses de trabalho nas pastas, os secretários destacaram o que de melhor fizeram durante um ano marcado pelas dificuldades econômicas, que exigiram criatividade nos investimentos e responsabilidade na hora de elencar as prioridades. Ainda, revelaram os principais objetivos para 2022, que promete, novamente, ser um ano difícil para as administrações municipais da região.

Educação, Cultura e Desporto

Secretária: Deisi Blasi dos Santos
Qual foi o maior desafio em 2021?  O maior desafio na área da Educação em 2021 foi o retorno presencial das aulas em meio à pandemia.
Qual foi a maior conquista em 2021?  A ampliação do atendimento na Educação Infantil. Como estratégia, a EMEI Aquarela passou a atender somente idade obrigatória, a partir de quatro anos, com oferta também de turno integral, ficando a EMEI Primeiros Passos com atendimento de idade creche, 0 a 3 anos, desta forma foi possível a criação de mais uma turma.
Qual a principal meta para o ano de 2022? A principal meta é a realização de reformas, pinturas e ampliações das escolas municipais. Também o preenchimento de vagas de profissionais da Educação com concurso, nosso quadro está bastante defasado.

Saúde e Assistência Social

Secretária: Daiane Krainovic
Qual foi o maior desafio em 2021? Nosso maior desafio em 2021 foi a pandemia, que nos dificultou contratações de médicos e farmacêutico. 
Qual foi a maior conquista em 2021? A aquisição de três carros Spin para a Secretaria de Saúde e outros três veículos para a Assistência Social. Aumento de 100% do valor para exames laboratoriais, mutirões de exames de imagem, vacinação contra Covid-19 com aproximadamente 90% da população vale-solense vacinada com a primeira dose.
Qual a principal meta para o ano de 2022? Contratação de mais um farmacêutico 40 horas para atuar nas ESFs Anita Garibaldi e Faxinal de Dentro. Reforma dos prédios das ESFs e CRAS. Aumentar o número de exames de imagem e consultas em geral.

Finanças

Secretário: Claudeomir Karnopp
Qual foi o maior desafio em 2021? Superar as incertezas geradas pela pandemia, especialmente na área econômica.
Qual foi a maior conquista em 2021? Execução de 6 km de rede de abastecimento na região serrana, especialmente em Linha Plums. Atualmente, Vale do Sol conta com cerca de 77% das moradias abastecidas com a água do sistema municipal, o que representa 2.958 residências beneficiadas.
Qual a principal meta para o ano de 2022? Execução do Centro Municipal de Formação em Agropecuária em Linha Formosa, em parceria com a Efasol. No estágio atual, o que falta para a obra começar é finalizar o projeto de engenharia, enviar para análise da Caixa Federal e então fazer uma licitação para contratar uma construtora.

Administração, Indústria e Comércio

Secretário: Leonir Scherer
Qual foi o maior desafio em 2021? O maior desafio foi encarar a administração num momento de pandemia, onde as necessidades eram muitas, porém muitas limitações, elaborando, adequando e respeitando os decretos com as restrições para o setor público.
Qual foi a maior conquista em 2021? Realizar o Concurso Público, uma vez que o quadro de funcionários se encontra desfalcado, principalmente no setor administrativo, na saúde e educação.
Qual a principal meta para o ano de 2022? Manter o quadro de servidores municipais completo e atender as demandas geradas pelo Executivo Municipal. Buscar novos empreendimentos para Vale do Sol e criar ações de valorização das empresas já instaladas no município, visando melhorar a geração de emprego e renda.

Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Secretário: Alessandro Kappel
Qual foi o maior desafio em 2021? Atender as demandas de maquinários para os produtores rurais, por ser um número bem elevado de solicitações, realizar melhorias no abastecimento de água e o trabalho de conscientizar sobre o desmatamento.
Qual foi a maior conquista em 2021? Além de ser o maior desafio, os serviços prestados aos produtores rurais vem sendo a nossa maior conquista, além da criação do Conselho Municipal de Turismo.
Qual a principal meta para o ano de 2022? Perfuração de mais poços artesianos, melhorias na canalização e instalação de novos reservatórios para aumentar a reserva de água nas localidades. Também temos como meta aumentar a contrapartida na aquisição de calcário aos agricultores.

Obras

Secretário: Alessandro Kappel (interino)
Qual foi o maior desafio em 2021? Manter as estradas do município em boas condições, pois temos mais de 300 quilômetros de estradas de chão pelo interior do nosso Município, o que representa um gasto maior com maquinário.
Qual foi a maior conquista em 2021? Conclusão da pavimentação asfáltica em Formosa, que começava em frente à Mecânica do Jaime e ia até a via de acesso que liga ao centro da cidade. O valor da obra ficou estimado em R$ 282 mil.
Qual a principal meta para o ano de 2022? Obras de pavimentação em Rio Pardense e outras localidades, que representariam um investimento de mais de R$ 1 milhão em obras de asfaltamento no município.

 


Foto: Divulgação
Secretários acreditam que novo ano será desafiador
Secretários acreditam que novo ano será desafiador