compartilhe >>

Apenado da Penitenciária de Venâncio é aprovado em 1º lugar no vestibular da Unisc


Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
Publicado 30/12/2021 15:38
Atualizado 30/12/2021 15:42

Região   OPORTUNIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Um apenado da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) garantiu o 1º lugar no vestibular da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a graduação de ensino à distância (EAD) entre pessoas privadas de liberdade. O resultado do processo, que selecionou cinco de um total de 22 candidatos, foi divulgado na última semana.

O detento foi aluno do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana, que atua desde 2015 na unidade prisional e conta atualmente com 106 alunos matriculados. A escola sempre teve como foco promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade.

Com a aprovação, ele irá cursar Ciências Contábeis na Universidade, além de continuar frequentando as aulas do Neeja como ouvinte e participando do projeto de remição pela leitura. “A oportunidade de fazer uma faculdade tem um valor imensurável para mim. Sempre sonhei em fazer este curso”, ressalta o apenado. Segundo a delegada da 8ª Região Penitenciária, Samantha Longo, este é um passo significativo para qualificar os detentos por meio do ensino superior. 

O processo de seleção para ingresso em cursos de graduação ocorreu neste mês através da avaliação de proficiência em Língua Portuguesa. Todos os classificados receberam notas superiores a 90 pontos em suas redações. Além da Peva, outros três presídios com apenados residentes de Santa Cruz do Sul tiveram pessoas contempladas com bolsa de estudo.


Foto: Susepe/Divulgação
Processo selecionou cinco de um total de 22 candidatos
Processo selecionou cinco de um total de 22 candidatos