compartilhe >>

Saiba o que funciona nesta sexta e sábado em Santa Cruz e Vera Cruz


Publicado 30/12/2021 18:00
Atualizado 30/12/2021 18:13

Geral   FIQUE LIGADO

Após as celebrações natalinas é momento de se preparar para o Ano Novo. O Réveillon 2022 ocorre na noite desta sexta-feira (31) sendo feriado no dia (1), quando se celebra a Confraternização Universal. Com a data, a rotina de muitos setores como bancos, comércio e serviços públicos acaba sofrendo alterações no funcionamento das atividades. Então, para você se organizar e não ter imprevistos neste fim de ano; confira o que abre e fecha nesta sexta e sábado em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz:

REPARTIÇÕES PÚBLICAS:
Em Santa Cruz as escolas municipais de educação infantil (Emeis) e as escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) não funcionarão nesta sexta. Já os serviços essenciais não paralisarão as atividades. O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal, na Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência e no Albergue. Já o Conselho Tutelar funcionará em regime de plantão. A Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito seguirão atuando. Também não serão interrompidos os serviços de limpeza dos banheiros das praças Getúlio Vargas (Centro) e Costa e Silva (Bairro Ana Nery). A prefeitura de Vera Cruz não terá expediente nesta sexta-feira (31). O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) funcionará em regime de plantão.

COMÉRCIO E SUPERMERCADOS

Conforme o Sindicato do Comerciários, as lojas estarão abertas nesta sexta-feira até as 17h, já os supermercados estarão em atendimento até as 18h. No sábado, ambos estarão fechados. As atividades nos supermercados voltarão no domingo (2), como habitual, e as lojas reabrem na segunda-feira (3).

SAÚDE
Funcionará normalmente em Santa Cruz os plantões do Pronto Atendimento (PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho, Caps AD, UPA do Esmeralda, Fiscalização Sanitária, Fiscalização relacionada ao Covid-19 e setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Em Vera Cruz o Hospital Vera Cruz (HVC) funcionará com plantão.

BANCOS

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será nesta quinta-feira (30). Já na sexta-feira (31) as instituições financeiras não abrem para atendimento. Para a realização de alguma transação financeira, a Febraban orienta que a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

RAPIDINHO
O Estacionamento Rotativo Rapinho estará em funcionamento na véspera de Ano Novo até as 12h. No sábado, não haverá operação.

COLETA DE LIXO

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) fará coleta seletiva nos bairros Centro, Goiás, Higienópolis e Santo Inácio somete até as 12h do dia 31. No dia 1º não haverá expediente. O serviço prestado pela Conesul funcionará normalmente no Ano Novo. O trabalho também não sofre alteração em Vera Cruz.

FEIRAS RURAIS
Em Vera Cruz a Feira Rural retorna no dia 7 de janeiro. Já a feira da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) não funciona neste sábado (1º). Ela retorna no dia 8 de janeiro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz. O funcionamento das feiras rurais em Santa Cruz terá um horário especial às vésperas do Ano Novo. Os locais estarão abertos somente no turno da manhã do dia 31. No dia 1º de janeiro, não haverá atendimento; confira os pontos e o período de atendimento em cada local nesta sexta em Santa Cruz:

  • Feira Central: 7h às 12h
  • Feira Independência: 6h às 12h
  • Feira Oktober: 6h às 12h
  • Feira Esmeralda: 6h às 12h
  • Feira do Arroio Grande: 6h às 12h
  • Feira Santo Inácio: 6h às 12h
  • Feira Linha Santa Cruz: 6h às 12h
  • Feira Senai: 6h às 12h

Foto: Divulgação/Freepik
Supermercados não abrem neste sábado
Supermercados não abrem neste sábado