Copa Gaúcha de Futsal dos Surdos agitou a Unisc


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/11/2021 16:00
Atualizado 30/11/2021 16:11

Esportes   INCLUSÃO

Durante o último sábado, dia 27, o Ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi palco de um momento histórico para a comunidade surda da região, com a realização da 1ª Copa Gaúcha de Futsal dos Surdos, que contou com a chancela da Liga Gaúcha de Futsal e da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul, com o apoio da Unisc, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul. 

Conforme o presidente da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul, William Silveira, a competição superou as expectativas, tanto em relação à participação de equipes como pelo nível técnico desempenhado pelos atletas. “Está sendo um campeonato muito bom, a infraestrutura que nos foi disponibilizada é ótima. É muito importante que as pessoas apoiem iniciativas como essa, pois é uma forma da gente garantir a participação desses atletas surdos na sociedade”, destacou o presidente

Equipe local

Na sua primeira participação em competições estaduais, a Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul/ Santa Cruz Futsal ficou por um gol de se classificar para a próxima fase. Em sua chave, a equipe santa-cruzense teve como adversários a Asalv Alvorada e Santa Maria Assm. Na estreia, enfrentou a equipe de Alvorada e perdeu por 3 a 0. Precisando vencer a segunda partida, ficou no empate em 3 a 3 com a forte equipe de Santa Maria e acabou adiando o sonho de ir para as semifinais, em que chegavam os primeiros colocados das três chaves e ainda o melhor segundo colocado. O grande campeão da competição foi a equipe Porto Alegre SSRS, que superou a Amis Novo Hamburgo na grande decisão. 

Primeiro passo

Conforme o treinador da equipe, Cesaro Carlos Soares, a participação foi muito positiva, tendo em vista que foi a estreia do time santa-cruzense em competições de nível estadual. “Foi muito importante para os jogadores adquirirem experiência, pois temos um elenco muito jovem aqui. Esperamos que essa participação seja o primeiro passo de muitos para consolidar o futsal de surdos na comunidade local, pois para os atletas é muito importante essa inclusão”, destacou Cesaro.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Jogos foram realizados durante a manhã e a tarde do último sábado, dia 27
Jogos foram realizados durante a manhã e a tarde do último sábado, dia 27