compartilhe >>

Arauto Saúde: a otorrinolaringologia como referência na região


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 27/11/2021 07:59

Arauto Saúde   REFERÊNCIA

Com a implantação do atendimento regionalizado em otorrinolaringologia e otoneurologia em 2016, o Hospital Beneficente Monte Alverne passou a realizar serviços médicos especializados no tratamento de ouvido, nariz e garganta, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inserindo-a no contexto regional. A medida fez com que a casa de saúde se tornasse uma das referências regionais quando o assunto é otorrinolaringologia. Para falar um pouco mais sobre os avanços que o Hospital Monte Alverne teve com a implementação da especialidade, o convidado dessa semana do Arauto Saúde é o diretor do Instituto Regional de Otorrinolaringologia, Antonio Cesar Dorneles Fontoura.

Conforme o diretor, responsável por comandar a entidade responsável pelos atendimentos na casa de saúde, a chegada em Monte Alverne foi muito positiva. “Em 2016 fomos convidados para trabalhar no hospital de Monte Alverne, que pela política de HPP (Hospitais de Pequeno Porte) estava a princípio para fechar. Como a gente já tinha essa expertise há mais de 10 anos, fomos convidados a colocar essa especialidade no hospital e atender uma área regional, através do SUS. Então, foi assim que nós começamos os atendimentos”, salienta. 

Ao todo, desde a sua abertura, a especialidade no terceiro distrito já realizou 17.068 consultas, das quais ocorreram procedimentos, cirurgias e exames de fonoaudiologia. “Então, eu posso citar que em procedimentos oriundos destas 17.608 consultas, nós realizamos 244.502 mil exames ou procedimentos de pequeno porte. De média complexidade, como cirurgias, realizamos 1.247 até sábado passado. Exames de fonoaudiologia, que são complementares da audiologia e da otoneurologia, que pega o ouvido médio, realizamos 13.600 exames”, frisa Fontoura.

Atualmente, o diretor revela que trabalham na especialidade duas fonoaudiólogas, sendo uma praticante da audiologia e a outra da otoneurologia. Ainda, iniciaram recentemente atendimentos de fonoterapia. A equipe ainda conta com quatro técnicos e duas recepcionistas. Para o futuro, a expectativa é de que mais especialidades possam ser oferecidas para a comunidade no Hospital Beneficente Monte Alverne, para que se tenha mais opções de atendimento.


Foto: Getty Images
Otorrinolaringologista realiza tratamento de ouvido, nariz e garganta
Otorrinolaringologista realiza tratamento de ouvido, nariz e garganta