compartilhe >>

Programa de Reabilitação Pós-Covid já auxiliou mais de 30 pessoas em Santa Cruz


Publicado 26/11/2021 06:43
Atualizado 26/11/2021 06:43

Covid-19   CORONAVÍRUS

Implementado em junho na rede básica de saúde de Santa Cruz do Sul, o Programa de Reabilitação Pós-Covid já auxiliou 34 pessoas no município. O objetivo da ação é restabelecer o retorno do paciente para as atividades laborais, sociais e esportivas; recuperar a capacidade funcional; promover alívio nos sintomas e prevenir complicações respiratórias, neurológicas, cardiovasculares e musculoesqueléticas. As ações são realizadas na ESFs Cristal Harmonia e Viver Bem, referência para mais de oito mil usuários.

Em uma parceria da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul e do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Santa Cruz (PRMS), os pacientes após Covid-19 possuem acompanhamento com profissionais da Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia. Oriundos de bairros da região das estratégias de saúde da família, a primeira avaliação é realizada utilizando como instrumentos anamnese, exame do estado mental, escala de qualidade de vida e testes físicos, a fim de definir a melhor conduta para cada caso.

Conforme com o Profissional de Educação Física, Ricardo Lautert, a maioria dos pacientes atendidos pelo programa já possuiam comorbidades antes da Covid-19, como obesidade e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Dentre as sequelas mais identificadas no grupo - que tem faixa etária entre 23 e 74 anos - estão a falta de ar, fraqueza muscular, esquecimento e desânimo. A parosmia - falta de sensibilidade do olfato - também foi relatada, mas todos os pacientes já superaram essa sequela. Do total de 34 participantes no programa, 30 são mulheres. Lautert explica o número: "Temos estudos que relatam que a Covid-19 é mais agressiva nas mulheres e também a questão de resistência dos homens a fazer parte de protocolos". 


Foto: Divulgação
Grupo de profissionais atua para restabelecer o retorno do paciente para as atividades laborais
Grupo de profissionais atua para restabelecer o retorno do paciente para as atividades laborais