Alunas do Colégio Mauá são destaque no Estadual de Ginástica Rítmica


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 17/11/2021 14:55
Atualizado 17/11/2021 14:58

Geral   TALENTO LOCAL

Após dois anos da participação na última competição, 18 meses de treinamentos on-line e dois meses e meio de volta aos treinos no ginásio, a equipe de Ginástica Rítmica (GR) do Colégio Mauá retornou às competições. No último sábado, 13 de novembro, três atletas do educandário, Milena Bartz, 15 anos, Rafaela Cavalheiro, 13 anos, e Júlia Furtado, 18 anos, participaram do Estadual de Ginástica Rítmica, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), sob a coordenação técnica de Rafael Luz e Bruna Martins. O campeonato contou também com a participação de ginastas do Colégio Gonzaga, de Pelotas; da Escola de Ginástica Roberta Padilha, de Santa Maria; da Ginástica Vera Ghislene, de Canoas; do Grêmio Náutico União e da Sogipa, ambos de Porto Alegre.

Conforme o técnico da equipe de Ginástica Rítmica do Colégio Mauá, Rafael Luz, as alunas se superaram e foram destaque na competição, surpreendendo aos técnicos, visto as dificuldades impostas pelas restrições em virtude da pandemia. Para ele, o grupo vive um momento histórico. “A volta a uma quase normalidade ou de algumas coisas que pareciam rotineira antes da pandemia são extremamente especiais, assim como esta primeira competição em que participaram as três atletas que estavam preparadas emocionalmente e tecnicamente”, salientou Luz.

Para o técnico, o grande título da competição foi conquistado pela ginasta Milena Bartz, que disputou nas maças, Nível I, Categoria Adulto, em que participam as atletas de maior nível técnico. “Inacreditável, a Milena ‘cravou’ a série de maças e se consagrou campeã. Este é um grande título pela dificuldade técnica e superação”, explicou Luz. A competição também foi a despedida da atleta Júlia Furtado junto à equipe do Mauá, visto que é o seu último ano escolar. Ela, que faz parte da Categoria Adulta, Nível II, participou de três provas, conquistando o primeiro lugar em todas.

De acordo com Rafael, a aluna Rafaela Cavalheiro, Categoria Juvenil, Nível II, se destacou pelo crescimento em cada prova. “Ela fez uma série mão livre divina e ficou campeã. Foi um campeonato emocionante, que culminou com os títulos que me surpreenderam e na homenagem de despedida à Julia”, discorreu o técnico. Luz detalhou ainda que para participar do Estadual de Ginástica Rítmica, todos os envolvidos fizeram teste de antígeno para Covid-19 e comprovaram que não tiveram coronavírus. Além disso, era obrigatório o uso de máscara, que foi retirada somente para as fotos.

Treinos

O técnico ainda falou sobre os 18 meses de treinamentos on-line em casa, com três treinos semanais, o que deixou a equipe de Ginástica Rítmica do Colégio Mauá em desigualdade de condições perante às atletas dos clubes, pois as restrições impostas pela pandemia são diferentes para as escolas. “Durante os treinos on-line, o maior desafio das atletas era manter o preparo físico e a motivação. Entretanto, a grandeza, a determinação, a garra e a disciplina das meninas foram determinantes para os resultados obtidos na competição”, destacou Luz.

Para o Estadual de Ginástica Rítmica, as atletas do colégio santa-cruzense se superaram, pois com apenas dois meses e meio de retorno aos treinos no ginásio, elas tiveram 10 semanas para ensaiar a coreografia e ficar em dia para as provas. Para Rafael Luz, este retorno foi um sopro de esperança, de superação, pois representa o futuro. “Apesar de todas as dificuldades e limitações, nós não vamos desistir. As três atletas representaram muito bem uma equipe inteira, uma retomada, um recomeço”, frisou. Em dezembro, mais duas ginastas do Colégio Mauá participam da Taça RS.

Resultados do Colégio Mauá:

Milena Bartz
- Categoria Juvenil (13 a 15 anos) Nível I
Prova aparelho Fita: 4º lugar

- Categoria Adulta (a partir de 16 anos, no caso de ser a última idade do Juvenil, 15 anos, a ginasta pode subir de categoria) Nivel I
Prova Aparelho Maças: Campeã

Rafaela Cavalheiro
- Categoria Juvenil (13 a 15 anos) Nível II
Prova Aparelho Bola: 2º lugar
Prova Aparelho Maças: 3º lugar
Prova de Mãos Livres: Campeã
Individual GERAL (somatório de todas as Provas): Vice-Campeã de 2021

Júlia Furtado
- Categoria Adulta (a partir de 16 anos) Nível II
Prova Aparelho Fita: Campeã
Prova Aparelho Bola: Campeã
Prova Mãos Livres: Campeã

Individual GERAL (somatória de todas as Provas): Campeã absoluta de 2021


Foto: Divulgação
Ginastas do Mauá foram destaque
Ginastas do Mauá foram destaque