compartilhe >>

Coordenadoria Regional de Saúde aguarda reunião para definição de dose de reforço em adultos


Publicado 17/11/2021 10:17
Atualizado 17/11/2021 10:58

Covid-19   CORONAVÍRUS

A liberação de doses de reforço para população acima de 18 anos no Vale do Rio Pardo será discutida nesta quinta-feira (18) em uma reunião entre a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e o Governo do Estado. Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de todas as pessoas acima de 18 anos para a dose reforço contra a Covid-19, além de permitir a redução do intervalo de tempo para aplicação dos atuais seis meses para cinco meses. Poderão receber a dose reforço todos os adultos, independentemente da profissão, inclusive quem recebeu a Janssen, cujo fabricante, inicialmente, recomendava a dose única. 

Conforme a coordenadora Mariluci Reis, antes da reunião não é possível afirmar como o Vale do Rio Pardo irá se organizar. "Nossa reunião com Estado será no dia 18. Antes disso ainda não temos uma definição e separadamente por município é difícil de saber. Nesta quinta-feira saberemos como será a mudança de protocolo", destaca. A reportagem do Portal Arauto também entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, que destacou que aguarda a publicação de resolução técnica da Secretaria Estadual da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite para aplicar as alterações no município. Enquanto isso, a Prefeitura realiza o levantamento do estoque de doses.

Redução do intervalo

Já para as pessoas maiores de 60 anos, que já estavam aptas a receber a dose reforço, a redução do intervalo de seis para cinco meses já está valendo em Santa Cruz do Sul. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira pela Prefeitura, após receberem o informe técnico da Secretaria de Saúde do RS.


Foto: Freepik
Ministério autorizou a terceira dose para adultos maiores de 18 anos ou segunda no caso da Janssen
Ministério autorizou a terceira dose para adultos maiores de 18 anos ou segunda no caso da Janssen