Reajuste dos trabalhadores do tabaco fecha em 11,08%


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 16/11/2021 06:35
Atualizado 16/11/2021 06:40

Geral   JTI E BAT

Passada a fase de assembleias com os trabalhadores das empresas BAT Brasil (ex-Souza Cruz) e JTI, a rodada de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) e as empresas concluiu o reajuste anual da categoria. Utilizando os índices de inflação do período, a rodada de negociações deste ano fechou em 11,08% de reajuste nos vencimentos cuja data-base são o mês de novembro.

Para o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como parâmetro de correção dos salários da categoria aponta que no último ano houve uma verdadeira disparada na inflação. “Isto causa uma perda no poder aquisitivo do trabalhador. No entanto, nesta negociação de alta performance, profissional entre o Stifa e as empresas BAT Brasil e JTI, após várias rodadas, conseguiu-se, a aprovação por parte das empresas, para o repasse integral do índice aos trabalhadores”, destaca.

Baptista Júnior salienta que na comparação direta com a negociação do ano passado, o reajuste de 2021 foi 132% maior do que os 4,77% do reajuste passado. “Além da correção dos salários propriamente ditos, houve avanços em outros benefícios como vale-alimentação, auxílio oftalmológico. A correção do piso salarial pelo INPC e o salário dos trabalhadores efetivos, pelo mesmo índice, são grandes conquistas”, sublinha.  

O presidente do Stifa explica que os trabalhadores aprovaram por maioria. Na assembleia realizada na BAT Brasil, o incide de aprovação foi de 92% e na JTI foi de 83%. “O que cabe destacar aqui é que, inicialmente, a proposta das empresas não previa o repasse de 100% do índice. A negociação começou com 70-80%. Foi a partir de uma atuação forte do Sindicato que conseguimos chegar à totalidade no repasse, assim como outros benefícios”, pontua o Baptista Júnior.  

A direção do Stifa avalia como positiva a negociação finalizada com as duas empresas cuja data-base do reajuste é o mês de novembro. Ambas – BAT Brasil e JTI – respondem por cerca de 6.000 trabalhadores, que já irão receber o novo valor nos vencimentos de novembro, pagos na folha deste mês. “Foram negociações de alto nível entre o sindicato e as empresas, pois chegamos a um bom termo para a recuperação da inflação que causa o empobrecimento do trabalhador. É uma luta de muita negociação, por parte do Stifa, para que houvesse esta recomposição na renda do trabalhador, freando maiores perdas.”

Na próxima sexta-feira, 19, ocorre a negociação entre o Stifa e a Philip Morris Brasil. Após esta reunião, e concluindo o processo de negociações coletivas dos trabalhadores da categoria tabaco, todas as demais empresas, cuja data-base é dezembro, a reunião entre o Stifa e demais sindicatos está marcada para o próximo dia 24 de novembro.

 


Foto: Divulgação
Percentual de aumento, no comparativo com 2020, é de 132%
Percentual de aumento, no comparativo com 2020, é de 132%