compartilhe >>

Festival dos Festivais encerra nesta segunda


Publicado 15/11/2021 08:40
Atualizado 15/11/2021 15:11

Geral   TRADICIONALISMO

O Festival dos Festivais, uma mistura do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), do Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e do Festival Gaúcho de Chula (Fegachula) termina nesta segunda-feira (15) em Santa Cruz do Sul. O evento ocorre no Parque da Oktoberfest e é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Nesta segunda, além das danças tradicionais, haverá apresentações de declamadores e trovadores de diversas modalidades. O encerramento do evento está programado para às 17h.

No fim de semana, os dois Centros de Tradições Gaúchas representantes da região subiram ao tablado das danças tradicionais. Pela primeira vez na Força A, o Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, subiu ao tablado na noite de sábado (13) e homenageou também Pedro Mans, que faleceu em um acidente de trânsito em 2020.

A coreografia do CTG Candeeiro foi baseada na lenda do boi-bumbá, que se refere a uma crença religiosa e simboliza a ressurreição. A proposta é mostrar os bois, que estão presentes nas culturas de folia do norte ao sul do Brasil.

Clique aqui e veja as fotos da apresentação do CTG Candeeiro da Amizade.

Confira também a apresentação na íntegra:

O CTG Lanceiros de Santa Cruz convidou o público a mergulhar na história de Santa Cruz do Sul e da própria entidade, em uma apresentação emocionante no palco do Festival dos Festivais, na manhã de domingo (14).

O grupo apresentou uma dança baseada na construção da Catedral São João Batista, coreografia semelhante a que trouxe para o palco do festival em 2010, quando se consagrou o terceiro melhor grupo do Estado. O Lanceiros também reviveu os 12 anos de história, através do resgate das indumentárias utilizadas de 2008 a 2019, que remontam as diversas temáticas apresentadas ao longo da participação no evento.

Clique aqui e veja as fotos da apresentação do CTG Lanceiros de Santa Cruz.

Confira também a apresentação na íntegra:


Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
CTGs que representam a região pisaram no tablado das danças tradicionais no fim de semana
CTGs que representam a região pisaram no tablado das danças tradicionais no fim de semana