compartilhe >>

Festival Gastronômico e Cultural deve integrar calendário de eventos do segundo semestre de Venâncio Aires


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 07/11/2021 15:24
Atualizado 07/11/2021 15:30

Geral   NOVIDADE

Os últimos dias de outubro foram reservados para o reencontro com costumes e sabores durante a realização do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Venâncio Aires, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro, no Parque do Chimarrão. Com muita segurança ao seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, o evento contou com a participação de um bom público que compareceu para degustar e compartilhar o melhor da gastronomia local e prestigiar a música de artistas regionais.

Na avaliação do coordenador do Festival, Mateus Becker, as expectativas da organização foram superadas com relação aos visitantes. “Estamos muito satisfeitos, foram dias incríveis, um bom público compareceu para prestigiar esta primeira edição. A comunidade foi muito receptiva ao evento, respeitou os protocolos, o que nos possibilitou retomar os eventos com segurança", destacou Becker. Motivados com o sucesso da primeira edição, o próximo festival está confirmado. “Nossa intenção é realizá-lo no início de novembro, sem data definida ainda. Queremos que ele se torne um dos grandes eventos do município no segundo semestre”, enfatiza.

Como visitante do Festival, a empresária Elisabete Teixeira Schwanck, de Bom Retiro do Sul, falou que o principal diferencial do evento foi a vibração de estar em um lugar onde se sente bem, com música e ao ar livre. “As mesas estiveram bem espaçadas, o que nos ajudou muito a nos sentirmos mais à vontade e seguros", salientou. Como expositor do evento, o empresário Edson Kappaun disse que ficou muito feliz com o resultado e procura. “As pessoas vieram, degustaram os produtos que foram servidos em porções, o que facilitou o consumo e segurança das pessoas. Por isso o feedback foi fantástico”, destacou ele.

Programação

A diversificada gastronomia contou com pratos inéditos e especiais produzidos pelos oitos estabelecimentos de Venâncio Aires que participaram do Concurso Gastronômico. No destaque estavam os vencedores do concurso: Brigadeiro Caramelo & Bacon, Pastel Júpiter e Baguete de Frango ao Molho de Ervas. As outras receitas também foram procuradas pelo público: Baguete Campeiro, Entrecot à Farroupilha com Feijão Tropeiro, Mix de Salgados Recheados de Aipim, Hambúrguer Febre Amarela e Frango Frito. Além disso, cada expositor ofereceu outras opções de comidas finger food, que são servidas em pequenas porções.

O público também prestigiou os Espaços do Chimarrão e das Cervejarias. Na programação ainda estavam as atrações musicais para todos os estilos, com show nacional com Nego Joe e apresentações em formato acústico e pocket em virtude dos protocolos sanitários da pandemia. Durante o Festival aconteceu a tradicional Escolha das Soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que elegeu como Rainha Veridiana Röhsler e Princesas Lavínia Valeska Giehl Rodrigues e Alexandra Oliveira Keller.


Foto: Vanessa Paz/Divulgação
Primeira edição do evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro
Primeira edição do evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro