compartilhe >>

Arauto Saúde: a importância do novembro azul para os homens


Publicado 23/10/2021 07:59

Arauto Saúde   NOVEMBRO AZUL

Considerado o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o novembro azul marca também um importante período para que os homens se mobilizem para irem ao médico, algo que ainda não ocorre com frequência. Assim, tendo como símbolo a doença que mais acomete os homens, muitas entidades e instituições têm se organizado para conscientizarem os homens sobre a importância de realizarem consultas frequentes para verificar a sua saúde. Para falar mais sobre o câncer de próstata e a campanha do novembro azul, o convidado desta semana do Arauto Saúde é o urologista Eduardo Gröhs.

Conforme o especialista, o novembro azul é relacionado ao câncer de próstata, mas também é uma ação que visa levar os homens para dentro dos centros clínicos. “É uma campanha de conscientização criada pra que se chame a atenção sobre o câncer de próstata nos homens, numa tentativa de trazer eles para o atendimento. E isso não só para o câncer de próstata, pois a gente aproveita e já tenta descobrir outras coisas que esses homens, tão difíceis de irem ao médico, estão apresentando”, salienta o urologista, que destaca ser a próstata a responsável pela produção do líquido que o homem ejacula durante a relação sexual e também pelo jato urinário masculino.

O médico ainda destaca que durante o envelhecimento, é comum que homens tenham a hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, o que faz com que as consultas ao médico se façam necessárias sempre que possível, para ser mais fácil de tratar a doença. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que após os 50 anos se comece a fazer os exames. No entanto, estudos comprovam que em afrodescendentes, a doença pode se desenvolver antes. Então, eles devem iniciar a fazer os exames aos 45 anos, assim como homens que têm um familiar direto com a doença”, destaca.
Ainda, Eduardo Gröhs frisa que a próstata pode ter três doenças principais. “As infecções podem ocorrer em qualquer idade. Já a hiperplasia prostática benigna tem a ver com o crescimento da próstata, que pode trancar o fluxo urinário. Ainda, temos o câncer de próstata, que pode dar em qualquer um independente de ter outros problemas”, conclui.


Foto: Getty Images
Novembro azul tem o intuito de alertar os homens sobre o câncer de próstata
Novembro azul tem o intuito de alertar os homens sobre o câncer de próstata