Stifa completa 73 anos nesta sexta-feira


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 13/10/2021 10:04
Atualizado 13/10/2021 14:42

Geral   SANTA CRUZ DO SUL

Fundado em 15 de outubro de 1948 o Sindicato das Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) completa 73 anos de história nesta sexta-feira (15). A entidade que é referência sindical regional é um dos sindicatos mais representativos, pois no período de safra do tabaco chega a responder por 10 mil trabalhadores, constituindo-se como uma das mais importantes instituições pró-trabalhador da indústria na região do Vale do Rio Pardo.

O presidente do Stifa Gualter Baptista Júnior destaca a importância do sindicalismo, para explicar a longevidade do Stifa. Segundo ele, a partir da proteção ao emprego e aos direitos das categorias de trabalhadores por ele representados, e entidade sagrou-se referência no sindicalismo industrial da região. “Em mais de sete décadas de atuação tem sido assim. A essência do Stifa é esta: lutar pelos direitos de seus trabalhadores e estar antenado ao que acontece em nossa sociedade”, diz. 

Ao longo deste tempo, para manter-se atual, o sindicalismo e o próprio Stifa precisaram se atualizar. Viverem um novo momento e reinventarem-se. Uma gestão com visão estratégica, conectada à empresa e aos trabalhadores tem sido aplicada para manter o sindicato atual e necessário aos dias atuais estão entre as ferramentas implementadas ao sindicato, para atualizá-lo ao contexto contemporâneo. “O Stifa vem acompanhando estas mudanças e implementando uma transformação, a partir de uma nova proposição. Atendemos os anseios de nossos trabalhadores, mantendo a linha do diálogo e da parceria, para que possamos beneficiar o trabalhador em todas as nossas ações”, revela.

Baptista Júnior explica que mais do que nunca as categorias dos trabalhadores das indústrias do tabaco e alimentação necessitam ter a representação do sindicato que precisou se recriar para desempenhar esta tarefa no cotidiano. “Nós saímos da zona de conforto para buscar agregar valor aos nossos trabalhadores, modificando este pensamento sobre o sindicato, alterando a nossa visão interna e externa sobre a atuação do Stifa e a postura da entidade junto às indústrias”, pontua o presidente.

Representatividade e importância ao associado

Com a prestação de serviços nas áreas da saúde – por meio de consultas médicas, odontológicas e atendimentos em fisioterapia – aliados a convênios que mantêm atendimentos jurídicos, por ano o Stifa realiza milhares de procedimentos aos seus associados.

Durante 2020 foram realizados 3.581 atendimentos médicos, 2.590 procedimentos odontológicos e 956 sessões de fisioterapia. São mais de sete mil atendimentos na área da saúde, além de encaminhamentos para consultas em especialistas e exames clínicos realizados.

O Stifa mantém também um serviço de atendimento jurídico, para o encaminhamento de questões referentes ao Direito Previdenciário, como aposentadorias, pensões e solução de dúvidas nestas áreas.

Durante o período de safra, quando as indústrias do tabaco contratam seus profissionais sazonais, mais de 10.000 trabalhadores acabam sendo representados pela entidade, fazendo com que o Sindicato se torne um dos maiores em número de trabalhadores e representatividade no Vale do Rio Pardo.

Um pouco de história

O sindicato foi criado por um grupo de funcionários da Companhia Brasileira de Fumos – adquirida anos mais tarde pela Souza Cruz – atual BAT, em 15 de outubro de 1948. A primeira sede do sindicato foi instalada no ano seguinte, em um prédio alugado na Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul.

Em 1957 foi adquirido o terreno da atual sede. Dois anos depois, o sindicato passou a atender também a categoria da alimentação, passando a ter a denominação de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (Stifa).

A construção da sede própria só foi concluída em 1965. Em 1969, a diretoria do sindicato obteve a aprovação para efetuar um empréstimo junto ao Instituto Americano para o Desenvolvimento do Sindicalismo Livre (Iadesil) para a ampliação da sede, que no início da década de 1980 recebeu mais uma obra, com a instalação do auditório.

Atual diretoria do Stifa

  • Presidente: Gualter Baptista Junior
  • Secretário Geral e de Organização: Sérgio Luiz Pacheco
  • Secretário de Finanças: René da Rosa
  • Secretário de Política e Formação Sindical: Glênio José Goebel
  • Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Rangel Marcon
  • Secretário de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Grade
  • Secretário de Imprensa e Divulgação: Leonel Goulart Almeida

Suplentes:

  • Adilson Antônio Weiss, Eder Roberto Figueira Rodrigues, Alessandre Pontel Alves, Urban Mário Klein, Pedro Jercei Marques Correa, Jorge Alberto Silva da Silveira e Fernanda Regina Wagner.

Conselho Fiscal

  • Efetivos: Jorge Solis Ferreira, Telmo Waldy Zanette e Ênio Frozza.
  • Suplentes: Devanier Hildor Baierle, Irineu de Mello e Nestor Lenz.
  • Conselho de Representantes
  • Efetivos: Gualter Baptista Junior e Sérgio Luiz Pacheco.
  • Suplente: Dorly João dos Santos.

Foto: Nascimento MKT/Divulgação
Entidade é referência em serviços aos seus associados
Entidade é referência em serviços aos seus associados

Foto: Luísa Pretzel
Presidente do Stifa Gualter Baptista Júnior
Presidente do Stifa Gualter Baptista Júnior