compartilhe >>

Arauto Saúde: a importância da fisioterapia na prevenção e tratamento de lesões


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 09/10/2021 07:59

Arauto Saúde   FISIOTERAPIA

A data de 13 de outubro é marcada pela comemoração do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, que busca homenagear estes profissionais que estão diretamente envolvidos com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Para falar mais sobre a importância da fisioterapia, as convidadas desta semana do Arauto Saúde são as fisioterapeutas Rosane Frohlich dos Santos e Fernanda da Silva Canto.

Conforme Rosane, a fisioterapia iniciou no século 19 e foi evoluindo com o passar dos anos, tanto que  hoje existem vários equipamentos e recursos que estão potencializando e auxiliando em uma evolução mais rápida dos pacientes. ”A gente está vendo que a fisioterapia vem evoluindo muito, ganhando destaque e se tornando muito importante para a reabilitação e prevenção dos pacientes. Além disso, a questão dos exames de precisão fazem com que  a gente já tenha uma previsão muito maior do que a pessoa tem e então conseguimos iniciar logo um tratamento mais preciso com esse paciente”, frisa a fisioterapeuta.

Segundo Fernanda, que também atua na área da fisioterapia, mesmo com todos os avanços tecnológicos, é importante que sejam seguidas rigorosamente as recomendações dos médicos em caso de recomendar a fisioterapia. “É muito importante a adesão do paciente ao tratamento, a gente faz toda uma avaliação e orientamos os pacientes sobre como eles devem seguir o tratamento”, frisa a profissional, que ainda destaca uma intensificação no atendimento a pessoas que estavam trabalhando de casa na pandemia. “Recebemos muitas pessoas que estavam em home oficce, principalmente, pelas alterações posturais, com problemas relacionados à coluna, ombro e outras articulações também”, conclui.


Foto: Getty Images
Fisioterapia realiza prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas
Fisioterapia realiza prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas