compartilhe >>

Ações querem prevenir obesidade nas crianças


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 10/10/2021 08:00
Atualizado 10/10/2021 08:15

Geral   VERA CRUZ

Depois de um ano com aulas remotas, sem atividades presenciais na escola, sem grupos com atividades físicas e gasto de energia, o que se observou com o retorno dos estudantes é um perceptível ganho de peso de muitas crianças e jovens, o que despertou especial atenção das Secretarias da Saúde e da Educação, que se uniram para fortalecer ações de orientação e prevenção à obesidade. Primeiro ocorreu um encontro com as direções das escolas municipais para expor a problemática e, agora, um trabalho de pesagem e medição das crianças nas EMEIs deve possibilitar um diagnóstico mais real da situação.

Serão cerca de 900 crianças da Educação Infantil de Vera Cruz que serão avaliadas conforme peso e altura, explica a nutricionista da Secretaria da Educação, Caroline Ortolan, em um trabalho que percorre cada educandário neste mês de outubro. Depois do levantamento feito, a intenção é concluir o diagnóstico até dezembro para que possa ser enviado um parecer a cada família. Com este levantamento, também, será possível criar um plano de ação para tratar o problema de sobrepeso e obesidade infantil.

Os indicadores da Secretaria da Saúde apontam desde 2017 aumento da obesidade infantil no município. Mas agora, com a pandemia que obrigou todos a ficarem mais em casa, lidando com a falta de atividades físicas e com questões como ansiedade, Caroline aponta que é perceptível que o problema agravou. Inclusive, reflete ela, pelo consumo de produtos industrializados se tornar maior, por serem mais fáceis de preparar.


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Medição e pesagem dos alunos serão feitas nas EMEIs com as crianças
Medição e pesagem dos alunos serão feitas nas EMEIs com as crianças