compartilhe >>

Alunos do Senac representarão Estado em competição nacional 


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 04/10/2021 12:22
Atualizado 04/10/2021 12:23

Geral   EDUCAÇÃO

No mês de outubro, seis alunos do Senac-RS representarão o Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, que ocorrerá em Vitória, no Espírito Santo.

O Rio Grande do Sul terá, na disputa, os alunos Fernando Casagrande, na ocupação Cabeleireiro; Thiago Padilha, na ocupação Cozinha; Larissa Vitória Apollo, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Amanda Ribeiro, em Estética e Bem-Estar, Chrystian Paiva, em Serviços de Restaurante, e Thaís Rozales Ribeiro, em Recepção de Hotel. Em função da pandemia, as provas de cada ocupação profissional ocorrerão em semanas diferentes, durante todo o mês (entre de 6 a 31/10).

A etapa nacional das competições reunirá alunos do Senac de todo o Brasil que participam da disputa para decidir quem representará o país, em cada categoria, na WorldSkills Shanghai 2022 – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano. Ao total, serão alunos de 21 estados, sendo que apenas o primeiro colocado em cada ocupação irá representar o País no torneio internacional.   

Para o diretor de Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, participar das Competições Senac de Educação Profissional e, posteriormente, da WorkdSkills, é uma forma de mensurar a qualidade do ensino. "A educação é o principal desafio no Brasil e, no Senac, não é diferente – nós procuramos sempre oferecer a melhor educação. O Senac muda a vida dos alunos que participam das disputas nacional e internacional. Além disso, participar de todo o processo das competições também possibilita que a instituição melhore constantemente o seu ensino", destaca o dirigente.  

Durante as Competições, os alunos realizam provas específicas, nas quais simulam situações reais das suas profissões. Em Cabeleireiro, por exemplo, uma das provas consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Já em Cuidados de Saúde e Bem-Estar (realizada pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem), uma das provas é atender um paciente com Diabetes, sendo que, neste caso, são utilizados atores para simular os sintomas. Os competidores têm tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados são avaliados por um grupo de especialistas. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.   

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.   

Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as "ocupações" relacionadas ao Comércio, sendo que cada ocupação pode ter alunos de diferentes cursos, mas relacionados à área. Por exemplo, na ocupação Estética e Bem-Estar podem participar alunos do Técnico em Estética e de outros cursos da Beleza como Manicure e Pedicure, Maquiador, etc.  Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria, como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Mais informações acesse www.senacrs.com.br/competicoes.   

Representantes do RS na etapa nacional das Competições  

Cabeleireiro: Fernando Belle Casagrande (Senac Bento Gonçalves)  
Cozinha: Thiago Bertuol (Senac Pelotas)  
Cuidados de Saúde e Apoio Social: Larissa Vitória Apollo (Senac São Leopoldo)  
Estética e Bem-Estar: Amanda Bittencourt Ribeiro Póvoa (Senac Camaquã)  
Recepção de Hotel: Thaís Rozales Ribeiro (Faculdade Senac POA)
Serviços de Restaurante: Chrystian Bagiston Paiva (Senac Bento Gonçalves)  

 
Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional  

Semana 1 | Provas de Cozinha, Estética e Bem-Estar e Florista           
Provas: 6 a 9 de outubro             
Premiação: 10 de outubro, 9h30              
Estados participantes:   
Cozinha: AP, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PB, PR, RJ, RN, RS, SC e SE  
Estética e Bem-Estar: CE, ES, RS e SC  
Florista: AM e SC  

Semana 2 | Cabeleireiro e Recepção de Hotel  
Provas: 20 a 23 de outubro  
Premiação: 24 de outubro, às 9h30  
Estados participantes:   
Cabeleireiro: AM, CE, DF, ES, GO, MG, PB, PE, RJ, RR, RS, SC e SE  
Recepção de Hotel: AL, RJ, RS e SC  

Semana 3 | Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante       
Provas: 27 a 30 de outubro        
Premiação: 31 de outubro, 9h30              
Estados participantes:   
Cuidados de Saúde e Apoio Social:  AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC  
Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RS e SC  


Foto: Carolina Grossini/ Divulgação
Etapa nacional das competições reunirá alunos do Senac de todo o Brasil
Etapa nacional das competições reunirá alunos do Senac de todo o Brasil