compartilhe >>

Assinado termo de cooperação entre Governo RS e Unisc para projeto de tratamento de água


Publicado 01/10/2021 16:01
Atualizado 01/10/2021 16:25

Geral   PARCERIA

A sexta-feira (1º) foi marcada pela oficialização de uma parceria importante para a região. Um termo de cooperação técnica foi assinado entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Governo do Rio Grande do Sul e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a execução do projeto Sistema Automatizado para Desfluoretação de Águas Subterrâneas. O ato ocorreu durante a manhã no Auditório Central da Unisc.

De acordo com o Secretário Adjunto de Obras e Habitação do RS, Giovane Wickert, a região do Vale do Rio Pardo é muito atingida pelo excesso de flúor de poços artesianos. "A situação deixa comunidades reféns à água imprópria para o consumo humano. Estamos caminhando para uma solução prática, sustentável e viável economicamente", destacou. No projeto, foi desenvolvido um equipamento de grande porte, dedicado ao tratamento da água diretamente do poço que vai, posteriormente, para a rede de distribuição. 

A proposta é coordenada pelo professor Adilson Ben da Costa do Programas de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e em Sistemas e Processos Industriais e Eduardo Lobo Alcayaga, e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Limnologia da Unisc (Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental), com apoio do Núcleo de Gestão Pública e do Tecno-Unisc. A Philip Morris Brasil também faz parte das iniciativas de inovação quanto ao desenvolvimento e uso de filtros capazes de reduzir teores de flúor que podem estar naturalmente presentes na água.

Leia mais: Projeto criado na Unisc para tratamento de água vai ter convênio com o Governo do Estado


 


Foto: Rafael Cunha/Portal Arauto
Assinatura ocorreu durante ato realizado na Unisc
Assinatura ocorreu durante ato realizado na Unisc