compartilhe >>

União transformou mato em praça


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 02/10/2021 17:00

Geral   PRESERVAÇÃO

Quem hoje passa pela Rua João Birck, no Centro de Vale do Sol, muitas vezes se depara com uma bela área verde, com bancos, flores e árvores frutíferas bem conservadas. No entanto, o que hoje é um espaço muito bonito e de lazer para os moradores da rua, antigamente era apenas uma área tomada por mato e impossível de se utilizar para o lazer.

Dessa forma, foi necessário que alguém puxasse à frente e transformasse a área antes sem utilização, em um dos pontos de lazer mais bonitos da área central da cidade. Conforme uma das idealizadoras da iniciativa, Lourdes Thomas Emmel, de 60 anos, foi em 2012 que ela e a sua vizinha, Ilse Thomas, decidiram começar a trabalhar na área em que hoje se encontra a praça. “Eu e Ilse queríamos fazer algo em prol do município e também colaborar com o meio ambiente. Assim, fomos conversar com o técnico em agricultura Mauro Muller e então surgiu a ideia de reflorestar uma área da nossa rua. Começamos a dar início à limpeza  em 2012 com enxada e carrinho de mão, então com o terreno limpo, no fim de 2012 conseguimos uma máquina da prefeitura para aplainar o terreno”, relembra a moradora, que revela terem sido plantadas dezenas de árvores frutíferas, além de instalados bancos e estruturas de madeiras para suporte.

Muitas mãos envolvidas

Entre aqueles que ajudaram na manutenção do local, está o proprietário de auto-lavagem Jaminson Durante, de 43 anos, que em razão do trabalho semanal, se envolvia principalmente nos fins de semana com a área verde. Segundo Durante, foram muitos anos de dedicação que trouxeram um lindo resultado. “Os moradores da rua envolvidos com a pracinha  trabalharam muito para que ela ficasse assim como está agora. A gente tem um orgulho muito grande do que fizemos e eu acho que se cada um fizer sua parte, esse espaço ainda poderá ser utilizado por muitos anos”, frisa Durante.

Conforme Lourdes, os trabalhos realizados no local só foram possíveis com a ajuda de muitas pessoas, que assim como ela, pensaram longe para proporcionar algo para as futuras gerações. “Tenho muito orgulho de tudo o que  fizemos, fruto de muito suor e trabalho. Todo esse  esforço valeu muito a pena e fazer algo pela natureza é muito bom.
Me sinto realizada em poder contribuir  como  moradora de Vale do Sol”,
finaliza.

 


Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Espaço é utilizado para confraternizações de famílias que residem nas proximidades
Espaço é utilizado para confraternizações de famílias que residem nas proximidades

Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Local conta com diversas árvores frutíferas
Local conta com diversas árvores frutíferas

Foto: Arquivo Pessoal
Lurdes e Ilse trabalhando na praça em 2012
Lurdes e Ilse trabalhando na praça em 2012