compartilhe >>

Arauto Saúde: entenda como a intolerância à lactose e a alergia ao leite de vaca afetam o organismo


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 25/09/2021 07:59

Arauto Saúde   CUIDADO AOS PEQUENOS

Muito comum em crianças e nos adolescentes, a presença de doenças relacionadas ao leite e seus derivados podem causar muitos transtornos para aqueles que são acometidos pela doença. Entre as principais enfermidades estão a alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose. A alergia se dá por uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite da vaca. Já a intolerância acontece quando o organismo se mostra incapaz de digerir a lactose, ou seja, o açúcar que existe no leite e nos alimentos derivados dele. Para falar mais sobre a importância dos cuidados e diferenças entre as doenças, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a pediatra Raquel De Mamann Vargas.

Conforme a especialista, a alergia ao leite de vaca acomete mais os bebês, sendo a intolerância à lactose mais presente em crianças maiores, adolescentes e idosos. “A alergia à proteína do leite de vaca é mais comum em bebês pequenos, podendo causar diversos sintomas, sendo os principais vômitos, refluxos, pouco ganho de peso, alergias na pele, alterações no padrão do intestino, diarreia, sangue nas fezes e assaduras no bumbum. Já na intolerância à lactose acomete mais as crianças maiores ou adultos, pois a gente fala em intolerância na enzima lactase, que os bebezinhos nascem com um boom dessa enzima, e ao longo da nossa vida, vamos perdendo a função da enzima e aí a gente tem uma intolerância à lactose do tipo primária, que já é mais comum em crianças maiores e adultas”, destaca Raquel.

Segundo a pediatra, os sintomas entre as duas doenças podem ser semelhantes, sendo necessário um atendimento especializado para identificar o que está acontecendo. “Os sintomas podem ser semelhantes, na intolerância a gente tem distensão, barriga inchada, náuseas, vômitos, diarreia, entre outros. Assim, os sintomas podem se confundir, por isso é importante a avaliação do especialista, pois ele consegue diferenciar pela faixa etária e pelo histórico clínico do paciente”, frisa a profissional. Além das restrições ao consumo de leite e seus derivados, Raquel conclui afirmando que também é possível encontrar pessoas que tenham contraindicação ao consumo de soja, ovo, castanha, temperos, entre outros.


Foto: Divulgação
Leite e derivados podem ser prejudiciais para quem sofre com a intolerância a lactose e alergia do leite de vaca
Leite e derivados podem ser prejudiciais para quem sofre com a intolerância a lactose e alergia do leite de vaca