compartilhe >>

Após seleção para o programa Escolas Criativas, Hannemann realiza Dia D do Mão na Massa


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/09/2021 20:00

Geral   INTEGRAÇÃO

Um espaço para construção de práticas e experiências, bem como para o desenvolvimento de habilidades e potenciais relacionados ao tema “Comunicação e Arte”. Assim foi o Dia D do Mão na Massa, desenvolvido nesta quarta-feira, dia 15, junto à EEEF Frederico Augusto Hannemann, na localidade de Vila Progresso, em Vera Cruz, com a participação de educadores, alunos e a comunidade em uma série de atividades. A iniciativa faz parte do Programa Escolas Criativas, que ocorre em parceria da Secretaria da Educação do RS (Seduc) e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), para o qual o Hannemann foi selecionado junto a nove educandários de todo o estado. 

As atividades iniciaram pela manhã com a Feira das Profissões, na qual os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental ouviram os relatos de profissionais, entre eles ex-alunos da escola, sobre suas rotinas de trabalho em áreas como tecnologia, design, mecatrônica e agricultura – temáticas sugeridas pelos estudantes. Concomitantemente, os demais estudantes foram desafiados a desenvolver habilidades na dança, em jogos - como dominó, xadrez, moinho, ping-pong, quebra-cabeça e resta um -, e no artesanato, com a oficina de porongos. A atividade foi aprovada pela aluna do 8º ano Dara Brandt, de 13 anos. “Nunca tinha participado de uma oficina que ensina a decorar porongos e gostei muito, principalmente porque vou poder utilizar como decoração, casa para os pássaros ou até para cultivar flores dentro. Dá pra usar os porongos bem coloridos, de diversas formas”, revela a jovem, ao ressaltar que adora as atividades que vão além do aprendizado apenas na sala de aula.  

O Dia D do Mão na Massa contou, ainda, com atividades como cápsula do tempo, exposições, karaokê, além de oficinas de pintura em vidro, brinquedos de sucata, argila, pintura em painéis, entre outras. 

Para a diretora da Hannemann, Rosane Petry, a participação no programa Escolas Criativas tem deixado os alunos mais empolgados com as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas, proporcionando o aprendizado dentro e fora da sala de aula. “Um dos principais problemas que vínhamos percebendo nos últimos meses na escola está relacionado à dificuldade de aprendizado dos alunos, o que se intensificou na pandemia. Alguns estudantes não estavam frequentando as aulas e pareciam desmotivados. Mas percebemos também que a participação no programa motivou esses alunos a se tornarem protagonistas do aprendizado, acreditarem no seu potencial. Por isso, tem sido muito gratificante esse envolvimento da escola como um todo: a comunidade que participa, os professores que se capacitam, a equipe diretiva que planeja”, pontua a diretora.

MOTIVO DE ORGULHO

Ao prestigiar a iniciativa na manhã de quarta, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, reforçou que a 6ª CRE não teve dúvidas em indicar a escola para participar do programa, uma vez que é latente seu protagonismo em atividades que envolvam toda a comunidade escolar e que promovam o aprendizado de forma criativa. “A aprendizagem vai além dos muros da escola. É preciso olhar as habilidades e competências que os alunos têm e propiciar que eles conheçam outras realidades e se aproximem daquilo que se identificam mais. E foi isso o que vimos hoje. É evidente a satisfação e a alegria dos estudantes em estar envolvidos nas oficinas, se dedicando, interessados em aprender. É bonito de ver também o envolvimento da comunidade escolar nesse Dia D, com a participação de vários ex-alunos que vieram conversar com os jovens sobre diferentes áreas profissionais. A escola carrega essa característica de inovar, empreender, de ser realmente uma escola criativa”, parabeniza Luiz, ao citar que iniciativas semelhantes continuarão sendo promovidas pelo educandário, com o aporte do programa Escolas Criativas.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Dia D do Mão na Massa mobilizou alunos e toda a comunidade escolar
Dia D do Mão na Massa mobilizou alunos e toda a comunidade escolar

Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Alunos participaram de oficinas, jogos, exposições e palestras
Alunos participaram de oficinas, jogos, exposições e palestras