compartilhe >>

Com retorno da torcida, campeonatos devem voltar


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 12/09/2021 11:27
Atualizado 12/09/2021 11:28

Esportes   FUTEBOL AMADOR

A aprovação na última semana, por parte da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), do retorno dos torcedores aos estádios e ginásios em competições esportivas animou os organizadores de campeonatos e times que disputam o futebol amador. Conforme decreto do Governo do Estado, as novas regras limitam a 40% da capacidade máxima por setor, com teto de 2,5 mil pessoas. O público deve permanecer sentado e com distanciamento.

As ligas de futebol amador já se mobilizam para reuniões de diretoria e com os clubes. No entanto, alguns campeonatos ainda precisam ser encerrados e outros ainda devem ser realizados em 2021.

Lifasc

A Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) deve realizar ainda neste ano, possivelmente entre os meses de outubro e dezembro, dependendo dos protocolos vigentes, as finais do campeonato de 2020, que foi paralisado por conta da pandemia. Linha Nova e João Alves disputam a taça na categoria de aspirantes; e Guarani, do distrito de São Martinho, e Rio Pardinho entre os titulares. As finais ocorrerão em dois finais de semana.

O coordenador da Lifasc, Décio Luís Hochscheidt, ainda confirmou que o próximo campeonato da entidade deve começar no segundo final de semana de janeiro de 2022.

Afasc

A Associação do Futebol Amador de Santa Cruz (Afasc) confirmou que deve reformular a Copa Cidade, que havia sido iniciada e também foi paralisada por conta da pandemia. O coordenador José de Abreu afirmou que deve ser possibilitado às equipes que reorganizem os planteis para a disputa da Copa. “Não abrimos mão de que a competição seja retomada quando a totalidade do público puder retornar. Não temos estrutura fechada. Um exemplo é o campo do Flamengo, no Bom Fim, seguiremos o protocolo na copa e no acesso ao gramado, mas o público fica na calçada para assistir a partida. Teremos esses cuidados e aguardaremos”, ressaltou.

Regional

A diretoria da Liga Regional de Futebol Amador do Vale do Rio Pardo deve se reunir nos próximos dias para definir os próximos passos da competição. De acordo com o presidente da entidade, Jair Eich, alguns clubes já procuraram a Liga e manifestaram o interesse de que o campeonato fosse retomado ainda neste ano. No entanto, segundo Eich, a competição iniciava, normalmente, no primeiro final de semana de setembro, o que não ocorreu neste ano. “Vamos conversar com a diretoria e com os clubes para definir a melhor estratégia para esse ano. Talvez faremos algo mais enxuto como um torneio, mas isso definiremos em conjunto com os times. No ano que vem o campeonato deve voltar a ser realizado nos moldes e da forma tradicional”, explica o presidente.

Vera Cruz

A Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, confirmou que se reúne na próxima terça-feira, dia 14, com os clubes do Município para tratar da realização da Copa Integração de Futsal. O encontro inicia às 19 horas, na Secretaria, anexa ao Ginásio Poliesportivo do Parque de Eventos de Vera Cruz.

Conforme o coordenador da pasta, Cristiano da Roza, neste ano não deve ser realizado o Campeonato Municipal de Futebol Amador. Segundo ele, alguns  campos do interior estão recebendo melhorias, assim como o Estádio Municipal Norberto Otto Wild.

De acordo com Roza, é possível que, também na próxima semana, ocorra uma reunião para definir o rumo do Campeonato Municipal de Bocha, que pode ser retomado neste ano.

Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou por meio do diretor de esportes, Guilherme Eich, que não deve organizar nenhum campeonato neste ano.


Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Clubes e ligas vivem expectativa pelo retorno das competições, algumas reformuladas por conta do curto tempo
Clubes e ligas vivem expectativa pelo retorno das competições, algumas reformuladas por conta do curto tempo