compartilhe >>

Athos Calderaro será homenageado na Câmara de Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 09/09/2021 20:07
Atualizado 09/09/2021 20:08

Esportes   CIDADÃO HONORÁRIO

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de decreto de autora do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) que concede o título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao técnico do União Corinthians, Athos Felipe Garcia Calderaro.

Athos Felipe Garcia Calderaro nasceu em Santa Cruz do Sul em 16 de março de 1973, sendo filho de Paulo e Maria Eunice Garcia Calderaro. É casado com Catiuscia Meurer e pai do Felipe. Athos concluiu o ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Santa Cruz do Sul, e após concluiu o ensino superior, formando-se em Educação Física na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Sempre teve intensa ligação com o esporte, principalmente no que diz respeito ao basquete. Neste sentido, destacamos algumas das suas atuações: como treinador de basquete no projeto Craques da Bola da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em que se dedicou a treinar jovens e crianças na faixa de idade de 9 a 17anos; como treinador de basquete no projeto Cestinha da Unisc, onde treinou e ensinou o basquete para jovens na faixa de 15 anos de idade; como técnico e assistente da seleção de brasileira de basquete, onde teve as seguintes conquistas: campeão Sul Americano Sub-17, vice-campeão da Copa América Sub-18 e 9º lugar Campeonato Mundial Sub-19; único técnico gaúcho a trabalhar nas seleções brasileiras de base.

Durante sua trajetória esportiva, Athos conquistou vários troféus, medalhas e títulos, como em 2007, quando ingressou como técnico de basquete junto ao Unico, onde atua até hoje, sendo que com esta equipe Athos conquistou recentemente o título de campeão brasileiro de basquete que gerou grande repercussão e levou o nome do basquete de Santa Cruz do Sul para todo Brasil

 Também conquistou títulos estaduais como o campeão gaúcho adulto (2018); foi nove vezes campeão estadual Sub-19; oito vezes campeão estadual Sub-17; campeão estadual Sub-15. Em títulos nacionais, foi campeão Brasileiro Adulto 2021 e vice-campeão Brasileiro Sub-21. No cenário internacional, alcançou o título do Torneio Santa Fé -Argentina Sub-17, foi campeão Sul Americano de Clubes Sub 15.

Pela Seleção Gaúcha foi campeão Sul Brasileiro Sub-17; terceiro lugar Campeonato Brasileiro Sub-17 e terceiro lugar Campeonato Brasileiro Sub-19. Atuou pela Seleção Brasileira onde foi campeão Sul Americano Sub-17;  vice-campeão da Copa América Sub-18 e 9º lugar do Campeonato Mundial Sub-19. Em conquistas individuais foi melhor técnico gaúcho 2015/2017; melhor técnico Campeonato Brasileiro Adulto 2021, único técnico gaúcho a trabalhar nas seleções brasileiras de base.


Foto: Emanuel Kulka/Divulgação/CBB
Técnico do União Corinthians foi campeão brasileiro adulto em 2021
Técnico do União Corinthians foi campeão brasileiro adulto em 2021