compartilhe >>

Em três dias, acumulado de chuva chega a 132 milímetros em Santa Cruz


Publicado 08/09/2021 15:48
Atualizado 08/09/2021 15:48

Geral   MEIO AMBIENTE

A chuva registrada nas últimas horas já atinge um acumulado expressivo em Santa Cruz do Sul e acima da média para esta época do ano. É o que afirma o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe. Os últimos três dias, por exemplo, registraram um acumulado de 132 milímetros de chuva.

Conforme o professor, na segunda-feira foram contabilizados 20 milímetros de chuva, enquanto ontem foram 75 milímetros e hoje cerca de 37 milímetros. Chuva acima de 50 milímetros, segundo ele, é considerada bem volumosa e chama atenção. Enquanto esse acumulado acontecia a cada três meses, nos últimos tempos a chuva expressiva é registrada pelo menos uma vez por mês. No mês de agosto, por exemplo, no dia 25 choveu 96,2 milímetros, totalizando em todo o mês 177 milímetros de chuva. A concentração de um volume mais expressivo deu-se nos últimos dias. De acordo com ele, apenas no mês passado já choveu muito acima da média, que é de 140 milímetros.

O professor destaca que a média de chuva no mês de setembro é de 183 milímetros. Contudo, apenas nos últimos dias, o acumulado de 132 milímetros já representa cerca de 75% em relação à média de chuva do mês. A explicação, conforme ele, está nos efeitos das mudanças climáticas. "A chuva na primavera também vem aumentando muito. O que acontece é que ficamos muitos dias sem chuva e quando chove, chove muito e isso não é bom", observa.

Hoppe ainda ressaltou que os meses de setembro e outubro são os mais chuvosos em Santa Cruz do Sul. No entanto, a chuva registrada apenas no início deste mês de setembro já é acima da média. 


Foto: Arquivo / Portal Arauto
Quantidade de chuva chama atenção, já que a média de todo o mês de setembro costuma ser de 183 milímetros
Quantidade de chuva chama atenção, já que a média de todo o mês de setembro costuma ser de 183 milímetros