Feed de Negócios
compartilhe >>

Protagonismo Estadual: a trajetória de sucesso da Dupont Distribuidora


Publicado 06/09/2021 19:00
Atualizado 06/09/2021 19:02

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Quando iniciou os negócios como representante comercial de uma extinta fábrica santa-cruzense de balas há mais de quatro décadas, Ido Inácio Dupont não imaginava que hoje, ao lado do filho Igor, estaria no comando de uma das maiores empresas da região: a Dupont Distribuidora. Localizada na BR-471, a indústria atende 322 municípios - o que corresponde há mais de 60% do Estado – e conta com uma trajetória composta de um trabalho duro e audacioso que faz o sucesso acontecer.

E o empreendimento iniciou de forma simples. A garagem da casa onde Ido morava serviu como estoque de mercadorias e, com uma caminhoneta, ele sozinho, fazia as vendas a pronta-entrega. Com talento para negociação, as vendas de balas aumentavam mês a mês, despertando nele a visão de que era necessário expandir os negócios através da abertura de um atacado. Após cinco anos, o empresário contratou o primeiro funcionário. Esse, já era um dos sinais do que estava por vir. Aliás, o crescimento foi tanto que, a casa da família já não comportava mais o estoque que, além da garagem, ocupava parte da sala e quartos.

Com isso, Ido construiu uma casa nova com parte dos lucros da empresa e nela, destinou um espaço especifico para depósito. Apesar da nova estrutura, não demorou muito para que o lugar ficasse pequeno, ocasionando uma nova mudança de endereço, a primeira das oito que a Dupont viria a passar. "Cada uma delas nos trouxe grandes aprendizados e um deles, é que é preciso se reinventar sempre. O sentimento é de que só conseguimos chegar até aqui e evoluir cada vez mais, porque temos a confiança e união de cada um dos colaboradores e parceiros que compõem a Dupont. Todos estamos unidos em um objetivo comum, fazer o nosso melhor sempre", afirma Ido.

Dupont: a distribuidora Nestlê

Um grande marco na história da Dupont ocorreu no ano de 1996, quando Ido firmou parceria com a Nestlé. Através de colegas do ramo, o empresário soube que a marca trabalhava com distribuidores para a venda dos produtos e procurou vendedores da indústria para entender como funcionava o negócio. Após diversos contatos, os gestores da Nestlê vieram até a sede da empresa. Iniciava-se então, um dos desafios: convencer a indústria de que o negócio tinha futuro. "Eles alegavam que não tinha estrutura para representar os produtos. Mas acabaram me dando um voto de confiança e assim, um mês depois, recebi a primeira carga de mercadorias para a venda e selei a parceria que já dura 25 anos", relembra o empresário.

Representante exclusiva da linha de produtos Nestlê, a Dupont Distribuidora é responsável por distribuir, além dos tradicionais chocolates, mais de 800 itens da marca, como por exemplo a linha Maggi, Nescafé, Nescau, Ninho e Purina. "Temos orgulho em fazer parte dessa grande companhia de sucesso que está presente há 100 anos e no Brasil e em mais de 180 países. Sem dúvida alguma, grande parte do nosso sucesso se deve aos aprendizados desenvolvidos nessa relação", considera.

Sucesso compartilhado por pai e filho

Filho mais novo de Ido, Igor Dupont sempre acompanhou os passos do pai e, mais do que isso, quis aprender tudo o que podia como os colaboradores da empresa. Assim, ouvindo, observando e trabalhando, desenvolveu o lado profissional e se tornou o braço direito de Ido no empreendimento. "Sempre tivemos uma afinidade muito boa. Acredito que se reconhecer através do trabalho seja nossa grande característica em comum. Fazer algo a mais, valorizar as pessoas, são valores que desenvolvemos em casa e aplicamos no nosso dia-a-dia", salienta Igor.

E por falar em desenvolvimento, os empresários estão sempre projetando incorporar novas tecnologias para modernizar a empresa e atender as necessidades do mercado. Por isso, a Dupont Distribuidora trabalha na consolidação de um novo ambiente na estrutura física, que irá proporcionara leveza, integração e inovação para nossa equipe de mais de 260 colaboradores, além dos parceiros.

Quanto ao segredo do sucesso, Ido e Igor, atribuem a uma palavra: audácia. "Todos os dias nos propomos a correr riscos e trabalhar muito juntamente com as pessoas e empresas que acreditam em nossos projetos. Nascemos, crescemos e nos desenvolvemos em Santa Cruz. Aqui, construímos uma grande história de sucesso. Esperamos nos desenvolver e crescer cada vez mais nesta cidade prospera e de um povo muito trabalhador", avaliam pai e filho.


Foto: Divulgação/Dupont Distribuidora
Comandada por pai e filho, empresa hoje é uma das maiores da região
Comandada por pai e filho, empresa hoje é uma das maiores da região

Foto: Divulgação/Dupont Distribuidora
Protagonismo Estadual: a trajetória de sucesso da Dupont Distribuidora


Foto: Divulgação/Dupont Distribuidora
Protagonismo Estadual: a trajetória de sucesso da Dupont Distribuidora