compartilhe >>

Chama Crioula chegará a cavalo em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 05/09/2021 12:20

Geral   TRADICIONALISMO

Mais do que simplesmente subir no lombo de um cavalo e andar, cavalgar em busca da Chama Crioula é também cultivar uma tradição histórica e carregar um dos símbolos que representam a Semana Farroupilha. Em Vera Cruz, o Centro de Tradições Gaúchas Candeeiro da Amizade iniciou ontem a 31ª Cavalgada da Integração. Mais curta neste ano e cumprindo protocolos sanitários e impostos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de que cada região busque a chama dentro da própria área de abrangência, cerca de 24 cavalarianos saíram e rumam até Alto Paredão, distrito de Santa Cruz do Sul, de onde trarão o símbolo.

A cavalgada percorrerá principalmente os interiores dos municípios de Vera Cruz e Santa Cruz, passando por Linha Borges de Medeiros, São Martinho e Alto Paredão, onde no sábado (4), ocorre o acendimento da Chama. O retorno passará por Paredão Felipe Nery e Linha Andréas, de onde sai na terça-feira (7), pela manhã até a sede do CTG. A cerimônia em frente à Prefeitura de Vera Cruz para acendimento da chama ocorre na segunda-feira (13). “Em parceria com a Prefeitura, neste ano, como o acendimento no Município ocorre somente na segunda, estamos propondo que esta Chama seja levada para dentro de colégios a fim de incentivar as crianças e adolescentes, além de levar o conhecimento sobre as tradições do nosso Estado”, explica um dos organizadores do evento, Nestor Alberto Kaufmann.

Ele conta também que não foi difícil reunir o número de cavalarianos por conta do evento não ter sido realizado no ano passado. “Estavam todos esperando este momento. Quando anunciamos aqui no CTG que neste ano iria sair a cavalgada, rapidamente juntamos uma turma. Para nós é uma alegria poder recomeçar um evento de tanta tradição. Esperamos que não precisemos mais parar”, diz.

Kaufmann ainda ressalta que a cavalgada do CTG Candeeiro tem uma característica diferente. “Nossa cavalgada reúne famílias, característica que também temos no CTG. Temos aqui desde crianças até pessoas mais velhas, entre homens e mulheres. Têm famílias aqui que participam inteiras da cavalgada. É muito gratificante poder fazer algo que se gosta e em família. Tenho a certeza que cada um de nós se sente honrado de participar desta entidade e ainda com esta união”, destaca.

Programação

O CTG Candeeiro da Amizade também preparou uma extensa agenda para os festejos farroupilhas. No dia 12 de setembro haverá um costelão e posse festiva; no dia 13, a entidade participa do acendimento da Chama Crioula em frente da Prefeitura.

No dia 14 acontece o festival de carreteiros do Rotary; no dia 15 o CTG realiza a Noite dos Sócios, com carreteiro no formato drive-thru; no dia 17 haverá a tradicional galinhada da entidade; no dia 18 será realizada uma macarronada campeira com música ao vivo e mini-rodeio; no dia 19 também será realizado um culto crioulo e a Noite do Pastel Campeiro.

As reservas de ingressos podem ser realizadas com a patronagem do CTG através dos  telefones (51) 9 9904-5004 com Paulo, (51) 9 8441-0259 com Elton e (51) 9 9753-8295 com Róger.

 


Tradição de buscar o símbolo volta a acontecer após ser interrompida, no ano passado, por conta da pandemia da Covid-19
Tradição de buscar o símbolo volta a acontecer após ser interrompida, no ano passado, por conta da pandemia da Covid-19

Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Antes da partida, uma conversa e oração
Antes da partida, uma conversa e oração