Inscrições para a Feira de Ciências da Unisc encerram dia 24


Por: Portal Arauto
Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
Publicado 30/08/2021 15:53
Atualizado 30/08/2021 16:24

Geral   EDUCAÇÃO

Apaixonados pelo mundo das ciências devem ficar ligados. Termina no dia 24 de setembro as inscrições para a “Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade”, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação e instituições que coordenam as atividades do Ensino Básico público, privado e comunitário. Podem participar estudantes e docentes da Educação Básica e do Ensino Técnico das regiões dos Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí-Centro. Os 100 melhores trabalhos inscritos participarão da Feira, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro. 

O grupo deve ser formado por, no máximo, três alunos pesquisadores matriculados na mesma série ou ano da mesma instituição de educação básica e até dois professores orientadores, além de um estudante de graduação colaborador voluntário da Unisc, que deve estar atuando na escola por motivos de estágio, Pibid, entre outros. Para isso, um desses docentes deve ter concluído o curso de capacitação “Desenvolvimento de projetos Escolares - Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade”.

Interessados em participar devem redigir o projeto de acordo com instruções disponíveis e cuidar quanto à categoria do projeto. Conforme a coordenadora do evento, Cláudia Mendes Mählmann, as categorias estão divididas em três níveis: Anos iniciais I – de 1º ao 3º ano; Anos iniciais II – do 4º e 5º ano; e, Anos finais – do 6º ao 9º e Ensino Médio, que inclui o regular, junto com educação de jovens e adultos, curso normal e ensino técnico.

Segundo Cláudia, o objetivo é disseminar a ciência a partir do estímulo de vocações científicas e tecnológicas em jovens estudantes, nos níveis fundamental e médio, impulsionando o compartilhamento de conhecimentos. Por isso, o evento deve passar a ser realizado de forma anual. "A Unisc retomou a Feira de Ciências por entender a importância do ensino básico ter esse espaço para divulgar seus projetos e suas pesquisas. Quem gosta de ter algum conhecimento vai querer mostrar para a comunidade. E a Feira de Ciências oportuniza esse momento", destaca. 

E se antes a Feira era voltada apenas para disciplinas como Física, Química e Biologia, o evento atual engloba tudo o que é ensinado na educação básica, oportunizando que cada vez mais estudantes possam se interessar e participar da atividade. 

Como se inscrever?

O professor orientador deve acessar o site do evento clicando aqui, localizar o item “Inscrições na Feira de Ciências” e ficar atento aos passos a serem seguidos. Se tiver dúvidas quanto a algum procedimento, pode também visualizar o vídeo, que mostra de forma didática o caminho que o interessado deve seguir. Ele pode ser visto clicando aqui.


Foto: Freepik
Estudantes dos níveis fundamental e médio podem participar
Estudantes dos níveis fundamental e médio podem participar