compartilhe >>

Polícia Federal recomenda providências para garantir mais segurança no Aeroporto Luiz Beck da Silva


Publicado 05/09/2021 07:00
Atualizado 05/09/2021 08:04

Geral   SANTA CRUZ

Após Santa Cruz tornar-se uma das oito cidades que passaram a contar com os voos regionais da Companhia Aérea Azul, diversas medidas foram pensadas para garantir mais segurança a todos os usuários do serviço. A Polícia Federal tem monitorado constantemente o funcionamento do Aeroporto Luiz Beck da Silva, localizado em Linha Santa Cruz, e recomendou providências visando a segurança aeroportuária.

O delegado-chefe da Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, Elton Roberto Manzke, destaca que com a retomada de voos entre Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, dispositivos legais e regulamentadores devem ser observados. A Polícia Federal, segundo ele, tem trabalhado visando a proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita.

Como o aeroporto é administrado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a operacionalidade atribuída à Guarda Municipal, o delegado explica que reuniões foram realizadas com representantes da Azul, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Guarda Municipal para discutir ações a serem tomadas. Dentre as providências recomendadas pela PF para aumentar a segurança no local está o isolamento dos passageiros já submetidos ao check-in (sala de embarque); o isolamento dos passageiros nos deslocamentos entre a sala de embarque até a aeronave e vice-versa; utilização de equipamento portátil de detecção de metais em inspeção da bagagem de mão, bem como a disponibilização de caixa de areia para desmuniciamento seguro de armas nos casos de despacho armado e despacho de arma de fogo, instalada em local isolado do público. Conforme a Prefeitura de Santa Cruz, o Município está analisando essas recomendações da PF e para que depois os investimentos sejam feitos e custeados ou pela Prefeitura ou a Azul. 

Ainda conforme o delegado, a Polícia Federal em Santa Cruz do Sul tem o papel de supervisionar a realização dos serviços de inspeção de bagagens e passageiros, assim como, faz o procedimento de despacho de arma de fogo e munições e embarques armados, uma atribuição exclusiva da mesma. 


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto/ Arquivo
Santa Cruz é uma das oito cidades que passaou a contar com os voos regionais da Azul
Santa Cruz é uma das oito cidades que passaou a contar com os voos regionais da Azul