compartilhe >>

Para driblar o frio, doação por todo lado


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 31/07/2021 09:30

Geral   SOLIDARIEDADE

Achegada em casa, que para muitos é motivo de alívio após um dia frio, para outros é motivo de angústia. Pensando nisto, um grupo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Vera Cruz realizou uma campanha na comunidade religiosa para a doação de cobertores. O objetivo da ação é simples: aquecer não só o corpo, como também o coração de pessoas carentes do Município. De acordo com a definição do próprio grupo, “atitudes como está são uma demonstração de fé e de amor cristão”.

Não só motivados pela fé, como também por diversos outros motivos, nos últimos dias chamou a atenção o número de ações e correntes de solidariedade desenvolvidas. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, foram cerca de 10 mil peças de roupas e mais de 400 cobertores arrecadados em ação capitaneada pela Prefeitura. Além disto, diversas outras iniciativas proveram alimento e aconchego a quem mais precisa.

Em Vera Cruz, foram 30 peças arrecadadas pelos voluntários, mas o que fica de tudo isso é a velha, mas sempre atual regra de fazer o bem não importa a quem. “Desenvolvemos ações simultâneas. Tivemos a distribuição de roupas e calçados no Bairro São Francisco, após na Vila Triângulo e em Vale do Sol, em nossos templos. Mantemos a assistência com alimentos a várias famílias sempre no início de cada mês através do Projeto Quilo do Amor e a próxima edição de arrecadação será dia 8 de agosto, tendo a distribuição já na semana seguinte. O Presidente da Igreja, Pastor Eliezer Oliveira tem o olhar atento ao necessitado, não somente espiritual mas também físico. Fazer o bem sem olhar a quem é uma orientação Bíblica. Jesus jamais fez acepção de pessoas por razão alguma, nós igualmente não fazemos“, comenta Guilherme Oziemblovski, um dos integrantes do grupo.

Ainda de acordo com Oziemblovski, outros tipos de iniciativas também estão sendo pensadas pela entidade. “Estamos programando a edição do Dia de Ação Social através do Projeto Atos (Ação, Trabalho e Obra Social) da Igreja Assembleia de Deus de Vera Cruz. Neste dia acontecerá gratuitamente orientação psicológica, orientação jurídica, verificação de pressão arterial e glicose, além de corte gratuito de cabelo, entre outros, tudo isto através de profissionais membros da Igreja. A proposta é que este evento ocorra ainda no mês de agosto, inicialmente na Vila Triângulo”, completa.

Santa Cruz do Sul

A vereadora Nicole Weber (PTB) protocolou nesta semana, uma indicação solicitando ao Executivo que crie um abrigo temporário para a população mais vulnerável. A sugestão da parlamentar é que o Ginásio Poliesportivo seja preparado para receber a possível demanda, já que o Albergue Municipal tende a ficar lotado.

A medida já foi adotada, por exemplo, em Porto Alegre, onde o ginásio Gigantinho foi disponibilizado como abrigo temporário e tem atraído mais de 100 pessoas por noite, nos últimos três dias.

Mais de 20 pessoas procuram acolhimento em albergue em Santa Cruz na noite de quarta

A noite gélida desta quarta-feira, dia 28, registrou aumento na procura de moradores de rua por espaço nos albergues de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. No total, 30 pessoas solicitaram abrigo nos dois municípios.

Em Santa Cruz do Sul foram recebidos 26 cidadãos, sendo que 16 já permanecem na casa. Já em Venâncio Aires foram quatro indivíduos, do total de uma pessoa que frequenta o espaço.

Conforme a educadora social de Santa Cruz, Aniusca Calage, o número registrado na noite foi baixo no município se comparado a outras noites mais frias. Isso porque estão sendo realizados trabalhos de reestruturação de vínculos familiares. Dessa forma, alguns usuários do serviço optaram por retornar ao lar.


Foto: Divulgação
Com intensificação do frio, ações de abnegados têm ajudado os que sofrem com o rigor do inverno do sul
Com intensificação do frio, ações de abnegados têm ajudado os que sofrem com o rigor do inverno do sul