compartilhe >>

Plantio de 113 mudas celebra aniversário


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 31/07/2021 15:30
Atualizado 31/07/2021 15:51

Geral   VERA CRUZ

O aniversário de 113 anos da criação da 3ª Divisão de Exército, a Divisão Encouraçada, da qual o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) integra, resultou em um presente para Vera Cruz. O plantio de 113 mudas de árvores nativas  no Parque de Eventos Tradicionalistas Jurema Tornquist, em Linha Henrique D’Ávila, na manhã desta quinta-feira, dia 29, representa a arborização de um espaço público muito frequentado em eventos como rodeios e festas campeiras, com público que ficava sob o sol para acompanhar as atividades. Mais de 40 militares estiveram no município para realizar o plantio, uma das atividades de aniversário da Divisão do Exército, e que vai contemplar também Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, as três cidades com maior número de pessoas inseridas no Batalhão, explica o 1º tenente Carlos Schroeder, oficial responsável pela organização da atividade.

Desenvolvida em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente (Dema), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a ação, aponta Schroeder, buscou estimular a cultura da preservação do meio ambiente, a implementação de espaços arborizados, além de inserir o Exército nas comunidades, num momento de integração. “Pensamos em expandir esse projeto aos municípios, para que o plantio não fique só nas unidades militares”, frisou o 1º tenente, lembrando que as mudas foram doadas pela Afubra e são de diversas espécies, como quaresmeira, cedro, grápia, ingá banana, cabriúva, araçá, jabuticaba, cereja, e outras.

O técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Roger Severo, enaltece a arborização na área pública destinada a receber eventos tradicionalistas. Será, na visão dele, um parque ainda mais bonito e propício ao lazer, com sombra e conforto térmico a quem usufrui. O coordenador do Departamento do Meio Ambiente (Dema), Ricardo Konzen, complementa que esse projeto vem a qualificar o espaço público com ênfase na preservação ambiental. Além do plantio das mudas de diversas espécies nativas, inclusive frutíferas, resgatando a flora local, a parceria com o quartel foi importante para a colocação de tela no entorno das árvores, garantindo proteção. Assim como foi feita uma cerca próximo da pista de rodeio, evitando que os animais danifiquem a área arborizada.


Foto: Carolina Almeida / Jornal Arauto
Mais de 40 militares estiveram em Vera Cruz para o plantio das árvores
Mais de 40 militares estiveram em Vera Cruz para o plantio das árvores

Foto: Carolina Almeida / Jornal Arauto
Além do plantio das mudas, cerca foi feita para proteção
Além do plantio das mudas, cerca foi feita para proteção