compartilhe >>

VÍDEO: Moradores registram chuva congelada pela região


Publicado 28/07/2021 16:30
Atualizado 28/07/2021 17:07

Geral Vídeos   VALE DO RIO PARDO

A previsão de frio intenso se confirmou e já gera o fenômeno de chuva congelada pela região. Moradores de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires relataram a queda de pequenas gotinhas brancas na tarde desta quarta-feira (28), o que pode até ser confundido com neve. 

Entretanto, segundo o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, para ser neve o tempo deveria estar mais seco e frio. "A chuva congelada derrete ao cair e é como um pequeno grão de arroz. Já a neve é um floco que flutua", resume. 

De acordo com Hoppe, o fenômeno ocorre porque na alta atmosfera é mais frio do que no solo. "A diferença (em média) é de 0,65 graus para cada 100 metros de diferença de altitude. Quando a temperatura fica abaixo de zero, a água congela e precipita na forma de granizo ou chuva congelada", explica. 

Já para a ocorrência de neve, conforme explica o professor, a temperatura tem que estar abaixo de zero na atmosfera e o floco chega sem derreter até o chão. "Como ele tem uma estrutura hexagonal plana o floco é muito leve e flutua no ar", diz. 

Veja vídeos gravados na região:


Foto: Reprodução
Fenômeno foi registrado na tarde desta quarta-feira
Fenômeno foi registrado na tarde desta quarta-feira