Prefeitura de Vera Cruz estuda a construção de barragem para garantir abastecimento


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 22/07/2021 20:04
Atualizado 22/07/2021 20:05

Geral   DESENVOLVIMENTO

Nos dois últimos anos a estiagem trouxe inúmeros prejuízos para Vera Cruz, tanto no interior quanto na área urbana. Foi preciso que moradores de diversos pontos economizassem água para não ficar sem abastecimento. Pensando no consumo cada vez maior, em razão do desenvolvimento habitacional e industrial do município, o Poder Executivo trabalha para viabilizar a construção de uma barragem.

Na manhã desta quinta-feira (22), o Prefeito Gilson Becker, o coordenador do Serviço Municipal de Água de Esgoto – Semae, Ivan Rodrigues, e o Dirigente de Planejamento Urbano, engenheiro Ismael Boesel, estiveram reunidos com o engenheiro Luiz Carlos Klüsener, de Santa Maria, para apresentação da análise de viabilidade técnica e projeto básico de barragem para acumulação de água para reforço de manancial em períodos de estiagem.

Klüsener tem grande experiência na área, tendo inclusive projetado o sistema de abastecimento e a Estação de Tratamento de Água – ETA de Vera Cruz. O estudo técnico, elaborado gratuitamente para o Município, é um levantamento inicial para embasar o projeto de engenharia e averiguar a melhor localização para instalar a barragem.

Conforme o Prefeito Gilson Becker esse é um investimento para garantir o futuro do abastecimento de Vera Cruz. “Fizemos algumas pequenas obras que resolveram em parte os problemas de falta de água nos períodos de menor precipitação e maior consumo, mas a barragem é algo que nos trará maior segurança para a expansão do município nos próximos anos”, ressalta o Chefe do Executivo.


Foto: Josiléri Cidade/Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz
Reunião para análise de viabilidade técnica e apresentação do projeto foi realizada na manhã desta quinta-feira
Reunião para análise de viabilidade técnica e apresentação do projeto foi realizada na manhã desta quinta-feira