compartilhe >>

Brigada Militar quer ampliar grupo de WhatsApp para lojistas do Bairro Arroio Grande


Publicado 27/07/2021 07:00

Polícia   MAIS SEGURANÇA

Formados atualmente por dezenas de lojistas da área central de Santa Cruz do Sul, os grupos no WhatsApp denominados Rede Comércio Seguro prometem ser ampliados em breve para outras áreas do município. A ferramenta é considerada importante no que se refere à segurança pública e tem auxiliado na prisão de diversos indivíduos ou, até mesmo, contribuído para evitar assaltos. 

Recentemente foi criado o segundo grupo com lojistas da área central, pois o primeiro já excedeu o número limite de usuários no WhatsApp. Os mesmos são movimentados diariamente e a ideia surgiu em 2018 em Santa Cruz do Sul. É por meio deles que proprietários e gerentes de lojas repassam informações relativas à segurança, ou seja, se uma pessoa suspeita entra em um estabelecimento comercial, quando algum furto ou roubo acontece, características dos indivíduos e imagens registradas pelas câmeras. Além dos lojistas, o grupo conta com a participação de policiais militares, estabelecendo, assim, um vínculo e parceria entre o comércio e a Brigada Militar.

BAIRRO ARROIO GRANDE

De acordo com o capitão Rafael Menezes, devido ao sucesso e eficácia da iniciativa, a intenção é, agora, ampliar o projeto para os lojistas do Bairro Arroio Grande, local em que já existem diversos empreendimentos e têm crescido economicamente. Conforme ele, a ideia já foi lançada, mas os proprietários de lojas ainda não foram contatados para que a iniciativa seja colocado em prática. "A zona sul tem uma área comercial muito grande, com grandes empresas. Se tiverem uma mesma cultura de segurança que os comerciantes da área central, podemos fazer uma proximidade comunitária comercial, que vai resultar em uma maior segurança aos comerciantes e, consequentemente, uma melhor plataforma de desenvolvimento", destaca.

Para o capitão Rafael Menezes, esses grupos de WhatsApp tratam-se de uma das melhores ferramentas que auxiliam o trabalho da Brigada Militar, contribuindo para que as prisões ocorram com mais agilidade e, até mesmo, crimes sejam evitados. Imagens e vídeos de suspeitos de crimes, conforme orientação da Brigada Militar, não devem ser divulgados em locais externos, mas apenas para a BM com o intuito de evitar qualquer problema ou transtorno. 

NA REGIÃO

Na região, Vera Cruz e Venâncio Aires, por exemplo, já dispõem de grupos de WhatsApp com comerciantes com o intuito de aumentar a segurança. Em outras cidades, segundo o capitão Rafael Menezes, ainda está sendo feita a implantação do projeto. 

Leia mais sobre o assunto: Troca de informações pelo WhatsApp entre BM e comerciantes aumenta a segurança em Santa Cruz


Foto: Brigada Militar/Divulgação
 Brigada Militar tem realizado um trabalho intenso de segurança na área central de Santa Cruz
Brigada Militar tem realizado um trabalho intenso de segurança na área central de Santa Cruz