compartilhe >>

Eduardo Leite assina convênio com Unisc para oferta de cursos de graduação a detentos


Publicado 20/07/2021 10:17
Atualizado 20/07/2021 15:54

Geral   EDUCAÇÃO

Detentos do Vale do Rio Pardo passarão a ter a oportunidade de estudar na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Um convênio entre a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) e o Governo do Rio Grande do Sul foi assinado na manhã desta terça-feira (20) em cerimônia realizada no Auditório Central, na presença do governador Eduardo Leite, da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.

Conforme a reitora, serão cinco bolsas disponibilizadas para a população privada de liberdade de estabelecimentos prisionais da região do Vale do Rio Pardo. O objetivo da Unisc é disponibilizar vagas já no próximo vestibular para o regime de Ensino À Distância (EAD). 

Segundo o governador Eduardo Leite, é possível fazer política com afeto, carinho, respeito e parceria. "E é essa parceria que viemos celebrar hoje, com uma universidade comunitária, que tem essa característica de ser uma instituição que não tem apenas a visão do negócio para extração de lucro. Temos que entender nosso sistema penal como punir, dar pena, mas também como oportunidade de ressocialização, para que essas pessoas voltem melhores e sejam reinseridas na sociedade. E esse processo de reinserção não é apenas para o apenado, mas também para a sociedade, que precisa vencer seus preconceitos. Quando a gente viabiliza isso estamos falando na oportunidade para que as pessoas possam compreender que ali estão seres humanos. Se não for viabilizado isso, estaremos empurrando novamente essas pessoas para a criminalidade e para caminhos ruins para elas e para a sociedade que será atingida", destacou.

Participaram também do ato o Secretário da Administração Penitenciária Mauro Hauschild e o Superintendente dos Serviços Penitenciários José Giovani, além de representantes da 8ª Delegacia Penitenciária Regional. 


Foto: Letícia Dhiel/Grupo Arauto de Comunicação
Reitora da Unisc, governador do Estado e prefeita de Santa Cruz do Sul participaram do ato
Reitora da Unisc, governador do Estado e prefeita de Santa Cruz do Sul participaram do ato