compartilhe >>

Tecnologia a favor da história de Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 20/07/2021 14:00

Geral   DIGITALIZAÇÃO

Manter viva a história do Município e tornar acessível à população os arquivos que contam por si só as memórias de Vera Cruz. Esse tem sido o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Na prática, o acervo histórico está passando por um processo de digitalização. Ou seja, um servidor é o responsável por pegar cada um dos materiais e digitalizá-los individualmente.

Isso tem ocorrido não só com documentos impressos, como também com materiais fonográficos e audiovisuais, por exemplo, que estão sendo incluídos na rede mundial de computadores. “Estamos, com isso, mantendo viva a história de Vera Cruz. Hoje em dia está a nosso favor e precisamos usar isso. Os audiovisuais estamos colocando no YouTube e os demais documentos no site da Prefeitura”, salienta Deocélia da Rosa Albanus, servidora da Secretaria que recebeu a incumbência de realizar o serviço.

Apesar do trabalho ser feito entre outras demandas, a servidora conta que a ideia é ampliá-lo. “Os últimos a serem digitalizados foram os DVDs do Coral Municipal e da escolha mais recente das soberanas. A nossa intenção é digitalizar todo nosso acervo, porém, como demanda tempo faremos aos poucos”, explica.

Uma das peças do acervo que mais chama atenção e já está disponível para consulta no site da Prefeitura é o “livro rosa” - clique aqui e acesse a versão digital. “Este livro é uma relíquia, que não demorei muito para conhecer quando cheguei aqui. Existem poucos exemplares físicos dele, um deles no cofre da Prefeitura, que só o secretário ou o prefeito têm autorização para retirar. O livro conta a história dos primeiros 20 anos do Município e era muito solicitado nas gincanas. Agora está disponibilizado para todo mundo”, comenta.

Deocélia ressalta que o objetivo é, além de manter viva a memória do Município, proporcionar um grande banco de pesquisa histórica para a população. “A tecnologia nos permite fazer com que documentos que antes eram praticamente inacessíveis, principalmente pela fragilidade, possam ser consultados por todos. Estamos criando um banco de dados que poderá ser consultado por qualquer pessoa, na palma da mão”, destaca.

A servidora comenta ainda que a população também pode contribuir para manter viva a memória de Vera Cruz. “Quem tiver em casa documentos, sejam eles fonográficos, audiovisuais ou impressos pode entrar em contato com a Secretaria. Assim poderemos incrementar o acervo. Faremos uma análise do material sugerido, pegamos o material, digitalizamos e depois devolvemos a quem nos emprestou”, frisa.

Quem quiser contribuir com o trabalho pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone (51) 3718-1826 ou através do e-mail cultura@veracruz.rs.gov.br.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Acervo histórico do Município passa por digitalização a fim de manter vivas as memórias e preservar documentos históricos
Acervo histórico do Município passa por digitalização a fim de manter vivas as memórias e preservar documentos históricos