Esculturas atraem olhares no Vale


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 17/07/2021 17:00

Geral   OBRAS DE ARTE

É  através do cimento que a vale-solense Luciana Leonize Regert, de 42 anos, consegue transformar ideias em verdadeiras obras de arte. No pátio de sua residência, em Linha Bernardino, é fácil reconhecer que ali mora uma artesã de mão cheia. Em cada canto, é possível encontrar uma escultura feita pela artista, que recentemente começou a comercializar as suas obras na região.

Conforme Luciana, o seu trabalho com a confecção de esculturas iniciou há cerca de 10 anos, quando começou a produzir algumas aves de cimento para colocar no jardim. “Há uns 10 anos comecei a fazer algumas aves, mas nada grande e nem muito elaborado, eram apenas projetos de esculturas. No entanto, quando fui impedida de trabalhar na lavoura por conta de uma cirurgia, comecei a me dedicar mais aos artesanatos. Era como uma terapia, pois me fazia um bem enorme me sentir útil. Dessa forma, com o tempo, fui me aperfeiçoando e então comecei a investir meu tempo nisso”, conta a vale-solense.

Material utilizado

Segundo a artesã, para construir as estruturas, são utilizadas soldas de ferro que sustentam as obras. Depois, Luciana vai envolvendo a escultura com tecidos molhados e cimento, para então só depois começar a modelar com cimento os detalhes de cada obra de arte.

Para fazer as soldas e a massa do cimento, Luciana afirma receber a ajuda do marido, que sempre lhe apoia nos projetos. Já os tecidos são obtidos por uma empresa de reciclagem, que Luciana afirma ser muito grata por separar e doar grande parte do material necessário para fazer as esculturas.

Sucesso

Com mais de 50 esculturas concluídas, a artista vale-solense afirma ser muito especial ver o resultado final das obras, pelas quais muitas vezes afirma ser até difícil se desapegar. “A gente trabalha tanto em cima disso que parece que é nosso. Faço com todo o carinho que acabo me apegando a elas”, ressalta. Os trabalhos já feitos e o contato para encomendar as obras podem ser visualizados pelo Facebook no perfil de Lu’h Regert.

Nas redes sociais

Segundo Luciana, foi através de uma publicação no Facebook que muitos acabaram conhecendo o seu trabalho. “Quando fiz a estátua de um pescador para colocar perto do açude, decidi postar no meu Facebook, foi aí que a mãe do Prefeito de Vale do Sol viu minhas postagens e me pediu pra fazer um pescador pra ela. Confesso que foi um desafio, mas no final eles adoraram. Tanto que fiz logo um casal de pescadores pra eles”, revela a artista, que afirma ter sido muito gratificante receber elogios após o Prefeito publicar seu trabalho em suas redes sociais.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Além do trabalho de modelagem, a artista realiza a pintura das esculturas
Além do trabalho de modelagem, a artista realiza a pintura das esculturas

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Esculturas feitas por Luciana embelezam diferentes pontos do seu jardim
Esculturas feitas por Luciana embelezam diferentes pontos do seu jardim

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Esculturas expostas no pátio da residência chamam a atenção
Esculturas expostas no pátio da residência chamam a atenção