compartilhe >>

Número de casos de dengue despenca em Santa Cruz


Publicado 18/07/2021 08:00

Geral   EM ALERTA

Os casos de dengue e as cinco mortes confirmadas em Santa Cruz têm preocupado a Administração Municipal que tem desenvolvido - através do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde - diversas ações para conter o avanço da doença. Embora a situção, neste momento, seja considerada controlada e o Município tenha registrado uma queda no número de casos positivos mês a mês, uma atenção especial à dengue continua sendo dada. 

Atualmente, conforme a Secretaria de Saúde de Santa Cruz, há 3.088 casos positivos referentes a este ano, sendo que o último foi registrado no início deste mês. O Município tem cinco mortes confirmadas relacionadas a pessoas que eram moradoras dos bairros Pedreira, Senai, Bom Jesus, Santa Vitória e Arroio Grande. De acordo com a secretária titular da pasta, Daniela Dumke, neste momento é possível dizer que a situação em relação à dengue está controlada: "Mas com a baixa das temperaturas temos menos mosquitos circulantes, o que contribui para a diminuição desses casos. Da mesma forma, sabemos que ao vivenciarmos aumento das temperaturas poderemos voltar a registrar aumento dos casos." 

Todos os bairros recebem uma atenção do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde, já que há casos confirmados em todos eles. As ações, segundo a secretária, seguem sendo realizadas, porém, neste período, os profissionais estão trabalhando nos bairros com casos suspeitos e também no interior de Santa Cruz, como Linha Pinheiral e Monte Alverne: "Mesmo essas localidades não apresentando números de casos significativos, geram preocupação devido à area urbanizada que apresentam. Continuamos o monitoramento dos casos e trabalho de campo. Também realizamos treinamento para a equipe de endemias e continuamos com as reuniões do comitê de combate ao Aedes". 

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, reforça que a dengue é uma preocupação da Administração Municipal, justamente pelo fato dos casos positivos serem uma realidade não apenas no município, mas no estado: "Manteremos as ações constantes, assim como atividades em conjunto com outras secretarias". 

CASOS POSITIVOS EM SANTA CRUZ

  • Março – 148 casos
  • Abril – 1.748 casos
  • Maio – 1.114 casos
  • Junho – 72 casos
  • Julho – 1 caso (dado repassado até o dia 13)

 


Foto: Arquivo / Portal Arauto
Número de casos positivos tem diminuído a cada mês, mas ações da Administração Municipal continuam sendo realizadas
Número de casos positivos tem diminuído a cada mês, mas ações da Administração Municipal continuam sendo realizadas