compartilhe >>

Reportagem coloca Santa Cruz entre as cidades do país que aplicaram doses vencidas da AstraZeneca


Publicado 02/07/2021 13:27
Atualizado 02/07/2021 15:07

Covid-19   SAÚDE PÚBLICA

Nos diversos postos de saúde do país, aproximadamente 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas. Até o dia 19 de junho, de acordo com informações da Folha de São Paulo, 1.532 municípios brasileiros teriam utilizado os imunizantes com o prazo de validade expirado. 

Na região, Santa Cruz do Sul está entre as cidades do país que teria aplicado doses da vacina vencidas. Ao todo, teriam sido três doses aplicadas. O município se encontra na 694ª colocação em relação às cidades do país com casos de supostas vacinas vencidas.

O município campeão no número de aplicações de vacinas vencidas é Maringá, cidade do Paraná, onde foram imunizadas 3.536 pessoas com a AstraZeneca fora do prazo de validade. Depois aparece Belém (PA) com 2.673; São Paulo (SP) com 996; Nilópolis (RJ) com 852 e Salvador (BA) com 824.

A AstraZeneca é a vacina mais usada no país e corresponde a um total de 57% das doses aplicadas no país neste ano. Há, ainda, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios já expiraram, mas não se sabe se foram descartadas ou continuam sendo aplicadas. Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos via consórcio. Um deles passou na validade no dia 29 de março. O que venceu a menos tempo estava válido até 4 de junho.

Em comunicado, a Secretaria da Saúde de Santa Cruz informou que irá apurar os fatos, fazendo um levantamento dos lotes e, caso for comprovada a questão, entrará em contato individualmente com os vacinados e encaminhar a conduta conforme orientação do Estado.

 

 


Foto: Divulgação
Ao todo, três imunizantes fora do prazo de validade foram aplicados no município
Ao todo, três imunizantes fora do prazo de validade foram aplicados no município