compartilhe >>

Hora de cooperar com solidariedade


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 03/07/2021 12:00

Geral   DIA C DE COOPERAR

Ajudar aqueles que mais precisam. Esse será o principal objetivo de muitas cooperativas da região para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, que tradicionalmente é comemorado no primeiro sábado de julho, que ocorre neste ano no dia 3. Cooperativas de vários segmentos têm se organizado para garantir uma  melhor qualidade de vida para pessoas que sofrem com a vulnerabilidade social. 

Cooperativismo agrícola

Para celebrar o Dia C de Cooperar, cooperativas do Vale do Rio Pardo foram convidadas pela equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a desenvolverem ações sociais nos seus municípios.

Com um trabalho que preza por valores cooperativistas como solidariedade, justiça, liberdade, participação, autodeterminação, a Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta) aderiu ao movimento de solidariedade das cooperativas agrícolas.  Segundo o presidente da Coopersanta, Cassio Benito Baptista, a proposta da campanha é arrecadar alimentos entre os cooperados, além de disponibilizar em locais públicos caixinhas para doação voluntária de valores. “Desde 2017 a região é conhecida por fazer um grande evento comemorativo alusivo ao Dia C, entre associados e familiares. Neste ano, os valores arrecadados serão utilizados para a compra de alimentos das cooperativas da Agricultura Familiar e serão destinadas a famílias em vulnerabilidade social nos respectivos municípios”, ressalta. A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), também integrará a campanha, arrecadando valores e alimentos não perecíveis. Tudo que  for arrecadado será revertido para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Sicredi

Através de uma grande mobilização para arrecadação de alimentos não-perecíveis, a cooperativa Sicredi irá garantir donativos para os mais atingidos pela pandemia. Conforme presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, todas as doações serão encaminhadas para entidades assistenciais dos municípios de atuação da cooperativa. “Em relação ao Dia Internacional do Cooperativismo, estamos realizando uma ação de coleta de alimentos não-perecíveis nas agências, além de ações pontuais com a comunidade. Nosso objetivo é dobrar o volume arrecado durante a campanha, assim auxiliando muitas pessoas carentes da nossa região”, ressalta.

A campanha irá seguir até o final de julho, e após a data serão definidas as entidades ou famílias beneficiadas pelo projeto. Segundo Petry, até o momento já foram arrecadados cerca de duas toneladas de alimentos nas agências da região. Em Vera Cruz, uma parceria entre a cooperativa e a Escola Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso, irá tornar realidade um projeto de cooperativismo escolar, no qual alunos da escola se mobilizarão em atividades que despertem o espírito cooperativo. Criada há cerca de dois meses, a primeira ação do grupo será realizada durante o mês de julho, e envolverá a arrecadação de alimentos para o Sicredi, que a cada quilo recebido irá doar mais um. 


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Em Vera Cruz, agência do Sicredi vem recebendo doações de cooperados
Em Vera Cruz, agência do Sicredi vem recebendo doações de cooperados