compartilhe >>

Vereadores começam a analisar projeto para adotar Código de Ética no Legislativo


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 20/06/2021 18:16
Atualizado 20/06/2021 18:41

Política   SANTA CRUZ

Os vereadores de Santa Cruz começam a analisar o projeto de resolução que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara a partir desta segunda-feira (21). De autoria do vereador Bruno Cesar Faller (PDT) e subscrito pelo vereador Leonel Garibaldi (Novo), a matéria estabelece uma série de sanções para os vereadores que não tiverem uma conduta condizente com a sua representação na atividade parlamentar.

De acordo com a proposta, ficam estabelecidas uma série de vedações que não condizem com o cargo de vereador, como firmar contrato com o município e exercer o mandato com funções do município, suas autarquias, fundações empresas públicas, sociedades de economia mista ou empresas concessionárias, além de permissionárias de serviços públicos.

O parlamentar também está impedido de exercer emprego remunerado nas instituições já citadas. Aos advogados que sejam vereadores é impedido patrocinar causa, em que seja interessada qualquer das instituições anteriores. E também é impedido de exercer outro mandato eletivo. A proibição se estende ao cônjuge do parlamentar ou pessoa jurídica que é controlada por eles.

Ainda, segundo a resolução, o vereador não pode ser proprietário, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com o município. Também fica proibido de atribuir dotação orçamentária, sob forma de subvenções sociais, auxílios a entidades ou instituições que não apliquem os recursos em atividades que não correspondam às suas finalidades. É proibido o abuso do poder econômico no processo eleitoral.

Ética e Decoro Parlamentar

Para esse quesito, o vereador deve seguir as normas de conduta nas sessões de trabalho da Câmara; não utilizar-se de pronunciamentos e expressões incompatíveis ao cargo; desacatar, ofender aos integrantes da mesa, o Plenário ou Comissões, ou qualquer cidadão ou grupos que assistirem os trabalhos da Câmara; prejudicar o acesso dos cidadãos a informações ou documentos de interesse público; desrespeitar a propriedade intelectual das proposições; atuar de forma negligente e probidade no desempenho das funções administrativas no decorrer do mandato.

O vereador também não deve fraudar votações, deixar de zelar pela transparência das decisões e deixar de comunicar e denunciar, na Tribuna da Câmara, qualquer ato ilícito civil, penal ou administrativo no âmbito da administração pública; usar os meios de comunicação para atingir a imagem e a honra de qualquer pessoa.

Já com relação aos recursos públicos, o vereador deve zelar com responsabilidade, pela proteção e defesa do patrimônio; usufruir de favorecimentos pessoais ou eleitorais ilícitos; contribuir para ordenar a aplicação indevida de recursos públicos; deixar de apresentar relatório de viagem a serviço da Câmara.

O vereador também não deve obter favorecimento na contratação de qualquer serviço e obras com a administração pública; influenciar as decisões do Executivo, da administração da Câmara ou de qualquer outro setor público para vantagem ilícita ou imoral para si ou pessoas de seu relacionamento pessoal ou político; condicionar sua tomada de posição ou voto na Câmara, contrapartidas pecuniárias; e solicitar à administração da Câmara a contratação para cargo em comissão de quem não cumpra as atribuições do seu cargo.

Penalidades

As penalidades previstas na resolução são censura verbal ou escrita, com notificação ao partido político do vereador advertido; suspensão de prerrogativas regimentais, por prazo de 15 a 60 dias; e destituição dos cargos parlamentares e administrativos que ocupe na Mesa e em Comissões. As sanções serão aplicadas segundo a gravidade da infração segundo a Lei Orgânica e o Código de Ética.

Ainda, será eleito um Conselho de Ética, formado por três vereadores titulares e três suplentes, observado a ordem de votação. A escolha ocorre junto com os membros da Mesa Diretora. O Conselho de Ética terá presidente e vice-presidente e terá um regulamento específico para disciplinar o seu funcionamento.


Foto: Jacson Stulp/Câmara de Vereadores
Vereadores começam a analisar projeto para adotar Código de Ética no Legislativo