Feed de Negócios
compartilhe >>

Venax lança o primeiro fogão a pellets do Brasil nos próximos meses


Publicado 20/06/2021 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Moderno, ecológico e econômico, essas são algumas das qualidades que caracterizam o primeiro fogão a pellets do Brasil, desenvolvido por duas empresas de Venâncio Aires - Venax Eletrodomésticos e Haas Paletes - e uma empresa de Canoas - Full Gauge Controls. O produto, alimentado pelo combustível renovável, deve ser lançado nos próximos meses.

O fogão começou a ser elaborado em 2019, a partir de um desafio proposto pela empresa Haas Paletes, que produz e comercializa o biocombustível à base de serragem. De acordo com o engenheiro Mecânico e de Produção da Venax Eletrodomésticos, Clonir Kist, a ideia foi uma grande inovação, pois o que se tem no mercado na linha de pellets são produtos para aquecer ambientes, como estufas. Dessa forma, a novidade foi implantada em um fogão, possibilitando a cocção de alimentos e o aquecimento de espaços.

O produto tem um funcionamento similar ao tradicional, mas com eficiência superior, grande poder calorífico, combustível rentável, pouca poluição, mais segurança e baixo gasto de energia elétrica. Além disso, o uso de pellets oferece uma alta eficiência e economia, em razão do preço do biocombustível.“A mercadoria traz conforto ao usuário, porque tem muitas horas de combustão e não precisa ficar repondo, por exemplo, pedaço de lenha, além de ser um produto limpo, com sistema de autolimpeza [...] o fogão tem um painel digital, que permite a programação do tempo de cocção dos alimentos, e tem o gasto menor do que um refrigerador”, diz o engenheiro Mecânico e de Produção da Venax Eletrodomésticos, Clonir Kist.

O modelo, pioneiro no país, foi encaminhado para a certificação aos órgãos competentes da legislação brasileira e em breve poderá estar chegando ao mercado. Conforme a diretora-executiva da Venax Eletrodomésticos, Fabiana Bergamaschi, o produto já recebeu o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), concedendo patente às marcas.


Foto: Divulgação/ Venax
Produto é alimentado por pellets e foi desenvolvido por três empresas gaúchas
Produto é alimentado por pellets e foi desenvolvido por três empresas gaúchas