compartilhe >>

"Tendência grave de piora", diz Eduardo Leite sobre a situação da pandemia no Vale do Rio Pardo


Publicado 03/06/2021 15:30
Atualizado 03/06/2021 15:51

Covid-19   PREOCUPAÇÃO

O Gabinete de Crise decidiu em reunião nesta quarta-feira (2) emitir alerta para a região de Santa Cruz do Sul no que se refere ao coronavírus. Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a emissão do alerta se dá porque os dados relacionados às internações, ocupação de leitos, óbitos por Covid-19 e outras questões apresentaram tendência grave de piora na situação do coronavírus.

Devido a esse sinal de alerta, a região de Santa Cruz do Sul terá que apresentar até esta sexta-feira (4) um plano de Ação. A partir do envio, as medidas podem ser adotadas pela região imediatamente, sem necessidade de esperar um aval do governo. As equipes do governo farão uma avaliação do plano remetido e, caso necessário, entrarão em contato com a região para sugerir novas ações.

Além do novo Alerta para Santa Cruz do Sul, o Gabinete de Crise decidiu manter os já enviados às regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

CENÁRIO LOCAL

Conforme Leite, na região de Santa Cruz as internações nos leitos clínicos aumentaram muito de abril até maio. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em quase 92%, com apenas 5 leitos livres de um total de 60 leitos que a região dispõe.

A vacinação na região também está abaixo da média estadual, pois 26,8% da população recebeu a primeira dose, enquanto o estado tem 28,1% da população vacinada. Em relação à segunda dose, o estado tem 13,5% da população vacinada, mas Santa Cruz e região tem 11% da população imunizada. "Nós reforçamos o nosso apelo para os gestores dos municípios da região para que sejam rigorosos na aplicação dos protocolos, fiscalizem e que a própria população esteja atenta e redobre os cuidados para evitarmos a perda de vidas", reforça o governador.

LEIA MAIS: Gabinete de Crise emite Alerta para Santa Cruz do Sul


Foto: Divulgação
Governador reforçou a importância das pessoas redobrarem os cuidados
Governador reforçou a importância das pessoas redobrarem os cuidados