compartilhe >>

Semana foi de envolvimento de vera-cruzenses em ações de conscientização ambiental


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/06/2021 21:00

Geral   DIA DO MEIO AMBIENTE

Vale envolver as crianças, os adultos, as professoras, escolas, toda a comunidade. Quando o assunto é a consciência e preservação ambiental, todos precisam fazer a sua parte. Pensando nisso, entre a segunda e a quarta-feira, o Município de Vera Cruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, promoveu a Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado neste sábado -, com ações de conscientização e preservação da natureza. 

As atividades tiveram início na segunda, quando eco dicas foram compartilhadas com a comunidade, tais como a adoção de banhos menos demorados, a não utilização de copos plásticos descartáveis, a separação de lixo para a reciclagem e o uso de sacolas retornáveis. A ideia, conforme o coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Ricardo Konzen, é estimular que o engajamento ocorra muito além desta semana, sendo esses hábitos incorporados na rotina da população. “É como uma espécie de semente que foi plantada para conscientizar as pessoas sobre a importância de realizar ações simples como essas, que todo mundo pode fazer no seu dia a dia e que impactam positivamente no meio ambiente”, frisa Ricardo. 

As atividades envolveram também a comunidade escolar. Na terça, 29 educandários  das redes municipal, estadual e particular receberam mudas nativas frutíferas - doadas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) -, de quatro espécies: cereja, jabuticaba, pitanga e araticum. 

Entre os educandários que mobilizaram os estudantes está a EMEF José Pedro Pauli, localizada no bairro Imigrantes. O pátio da escola, onde o sol aparece boa parte do dia, foi o local escolhido para plantar a muda - da qual as crianças, do Pré, 1º , 2º e 3º anos do Ensino Fundamental prometeram cuidar e regar. “Trata-se de um exemplo importante para que eles percebam a diferença nos pequenos gestos. Se cada um fizer a sua parte, o mundo fica melhor, mais colorido. Por isso, desde pequenos trabalhamos isso com eles, para que também levem esses bons exemplos para casa”, salientou a professora da turma do pré, Verani Hochscheidt.

DESTINAÇÃO CORRETA

Para encerrar as atividades da Semana do Meio Ambiente, na quarta-feira - intitulada de Dia “D” recebimento no DEMA -, produtores rurais fizeram a entrega de embalagens vazias de agrotóxicos no Departamento, seguindo orientações de segurança e de separação. “A partir de terça-feira faremos a destinação ambientalmente correta dessas embalagens, ação necessária e que pode evitar a contaminação do solo, do lençol freático, bem como de animais e pessoas”, explica Ricardo. Segundo ele, muitos agricultores fazem o destino das embalagens através das empresas fumageiras, que agendam uma data para fazer a coleta nas localidades rurais. “Mesmo assim, com este trabalho das empresas e de conscientização ambiental que realizamos, ainda percebemos que alguns não fazem a destinação ambientalmente correta, colocando em risco o meio ambiente e a saúde de suas famílias”, pondera o coordenador do DEMA.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Plantio de árvores em 29 escolas ocorreu na terça-feira
Plantio de árvores em 29 escolas ocorreu na terça-feira

Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Entrega de embalagens de agrotóxicos foi na quarta
Entrega de embalagens de agrotóxicos foi na quarta