compartilhe >>

Vacinação é ampliada para pessoas com deficiência nesta segunda-feira em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 24/05/2021 06:50
Atualizado 24/05/2021 07:24

Covid-19   PANDEMIA

Começa nesta segunda-feira (24) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Entram no grupo de prioridade para receber a primeira dose do imunizante a partir de agora, pessoas com algum tipo de deficiência. A ordem segue o estabelecido no Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

O grupo inclui indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, incapacidade ou dificuldade para ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, para  enxergar ainda que com uso de óculos e também aqueles com alguma deficiência intelectual permanente que limite atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outras.

Para receber a vacina, o tipo de deficiência deverá ser comprovado com documentação. Pode ser apresentado laudo da rede pública ou particular, independente do prazo de validade, desde que esteja indicada a deficiência. Também serão aceitos cartões de gratuidade no transporte público, documentos que atestem atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento de identidade com designação da deficiência ou qualquer outro que informe se tratar de pessoa com deficiência. 

Caso a pessoa não possua um documento comprobatório, a vacinação será possível a partir de uma autodeclaração, podendo o indivíduo vir a responder por crime de falsidade ideológica, enquadrado no artigo 299 do Código Penal, caso falte com a verdade. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, neste final de semana não haverá vacinação em Santa Cruz do Sul. A aplicação da primeira e segunda doses será retomada na segunda-feira, conforme as orientações abaixo:

24/5 - Segunda-feira
⚠️ Público: 
- pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos
- pessoas com 60 anos ou mais
- pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos
- pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 18 anos ou mais (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde)
- pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades)
- trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presente em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai)
- pessoas com deficiência

📍 Locais: Postos de Saúde da cidade, do interior e no Cemai
Área Urbana: 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min 
Interior: 8h às 11h30min e das 13h às 16h 

VACINAÇÃO COVID-19 - SEGUNDA DOSE - APENAS COVISHIELD

Bloco 31 da Unisc (SIS)
8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Públicos:
✓ gestantes e puérperas
✓ crianças de 6 meses até 6 anos
✓ trabalhadores da saúde
✓ idosos com 60 anos ou mais
✓ professores
✓ monitores de escolas

📍 Locais: Postos de Saúde da cidade e do interior
Área Urbana: 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min
Interior: 8h às 11h30min e das 13h às 16h


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para receber a vacina, o tipo de deficiência deverá ser comprovado com documentação
Para receber a vacina, o tipo de deficiência deverá ser comprovado com documentação